Uilson Sousa e Céres Santos
Daniel Alves foi o único jogador da seleção brasileira beneficiado durante o treino desta, 6ª feira (21.6), no Estádio Metropolitano de Pituaçu Professor Roberto Santos. É que seus pais, irmãos, irmãs e sobrinhos estavam lá, na arquibancada, torcendo pelo sucesso do jogador que hoje enfrenta a seleção da Itália. A equipe do Chuteiras Fora de Foco também estava lá e pode conversar com seu Domingos e dona Lúcia Alves.
Dona Lúcia mãe de cinco filhos, três homens e duas mulheres, tem um semblante que transmite paz e um sorriso tranqüilo. “Ela mesma se considera uma ‘mãezona’.
“Eu sou do tipo de mãe protetora, que vive para a família, que se preocupa com a família”. Ela conta com voz suave que a cada jogo de Daniel Alves, ela fica ‘com o coração na mão’, querendo ver o filho fazendo um bom desempenho no campo, com a camisa da seleção brasileira.
Ele relata que o futebol circula no sangue da sua família. “Quando nascia um filho homem o primeiro presente que Domingos dava era uma bola de futebol”, recorda Lúcia, informando que seu marido foi presidente do Palmeiras de Umbuzeiros, em Juazeiro\BA, onde Daniel Alves, com 10 anos iniciou sua carreira. De lá, o jogador passou pelo Juazeiro Social Clube, Caboclinho, Juvenil de Juazeiro, Gonais. Segundo ela, desde criança Daniel Alves sonhava em jogar na Seleção Brasileira. Atualmente Daniel é titular no Barcelona.
O pai, Domingos Alves fala do orgulho e da alegria em ter um filho na Seleção Brasileira e de estar disputando um campeonato mundial no Brasil. Desportista e amante do futebol, Domingos foi quem orientou o filho a se familiarizar com o futebol. Hoje no auge da carreira, jogando pelo Barcelona, o filho ainda houve os conselhos do pai.
Segundo Domingos, Daniel sempre jogou como lateral direito e espera que ele continue, porque é uma posição difícil, onde poucos atletas se destacam. Como pai e atleta, Domingos assiste a todos os jogos do filho e observa a sua atuação em campo. Ao final do jogo ele conta que telefona para “puxar a orelha” quando precisa: “todo jogo eu estou lá, ligado para ver alguma coisa de acerto ou de erro”. O contrato com o Barcelona, segundo Domingos vai até 2016.
Seu Domingos e a esposa, dona Lúcia, sempre viajam para a Espanha para visitar o filho. Eles contam que Daniel deseja que os pais morem com ele, mas que preferem continuar na cidade natal, em Juazeiro\BA para continuar próximo dos demais filhos, filhas e netos. Domingos afirmou que a Copa do Mundo, em 2014, no Brasil será um momento muito especial. Para o jogo de hoje (21.6) entre Brasil e Itália, ele arrisca um palpite de 3 X1 para o Brasil. Já dona Lúcia acredita na vitória por 2 X1.