Por Anna Monteiro / SEDUC
Em meio aos festejos juninos, a creche municipal Nailde Souza Costa realizou mais uma etapa do projeto “Musicalização da Educação Infantil”, que está sendo trabalhado como temática do bimestre. Ao invés do tradicional forró, o arraiá da escola contou com músicas dos anos 60 e toda ambientação voltada para a década. Mas, para não deixar de fora as tradições do mês de junho, as comidas típicas garantiram o clima nordestino.
Na sexta-feira (21) os alunos da escola apresentaram aos pais e comunidade tudo que aprenderam nos últimos dias e com muita animação contagiaram a todos os presentes. De acordo com a gestora Iraides Valadares dos Santos, no primeiro bimestre as crianças apresentaram o que aprenderam sobre a escola, já que a temática abordada era de reconhecimento do espaço de estudo, e agora no mês de junho um pouco da música e do ritmo dos anos 60, que foram trabalhados em sala de aula por meio do “Musicalização” – projeto da Secretaria de Educação e Esportes que tem como objetivo desenvolver habilidades nas crianças através da música.
“Dentro dessa iniciativa os alunos não aprendem a ser músicos, mas a se socializar, interagir, se expressar, melhorar o vocabulário, desenvolver a fala, o senso de direção e o equilíbrio, entre outros inúmeros benefícios. Esse projeto da SEDUC, sem dúvida, é um grande diferencial para a Educação Infantil”, garantiu a gestora. De acordo com a professora Iêda Viana Santana, o “Musicalização” funciona muito bem na prática e através do reconhecimento dos instrumentos e dos sons, os alunos vão realmente se desenvolvendo. “Toda creche ganhou bandinhas musicais e aqui na Nailde Costa nós utilizamos bem esse recurso”, destacou a educadora.
A mãe Tatiane Bezerra aprovou a temática escolhida para o bimestre e afirmou que sua filha de quatro anos, que até o ano passado estudava em escola particular, tem apresentado grandes avanços na unidade de ensino. “Sinceramente estou muito contente com a educação que ela tem recebido e posso dizer que os ganhos têm sido maiores do que na outra escola, que não era pública. Além de toda estrutura encontrada na Nailde Costa ainda tem os projetos que nos proporcionam momentos como esse, que nos aproximam da escola e dos outros alunos. Então só tenho motivos para comemorar”, destacou. E não era só a mãe que estava satisfeita na ocasião, a pequena Luiza Bezerra também demostrou entusiasmo. “Adoro a escola, gosto das aulas de música e achei a roupa de hoje muito bonita”, disse a menina já pronta para se apresentar.
A creche Nailde Costa foi a primeira (do pacote de 18 que estão sendo construídas) entregue pela Prefeitura de Juazeiro e está localizada no bairro Novo Encontro. O “Musicalização da Educação Infantil” é trabalhado em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino e comprovadamente apresenta ótimos resultados, refletidos na aprendizagem dos alunos de 0 a 5 anos.