O governo federal vai atrair mais médicos para o interior e periferias entre outras regiões que mais precisam desses profissionais. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, em Brasília, pela presidenta Dilma Rousseff durante reunião com ministros, governadores e prefeitos. A presidenta pediu para que prefeitos e governadores incentivem a ida de médicos para as áreas remotas, dando prioridade aos profissionais formados no Brasil. Os médicos formados fora do país atuariam exclusivamente na rede pública de saúde e apenas nas cidades em que não houve interesse dos brasileiros. A presidenta reforçou que a iniciativa tem como prioridade atender o interesse da população brasileira.
“Trata-se de uma ação emergencial, localizada, tendo em vista a grande dificuldade que estamos enfrentando para encontrar médicos em número suficiente ou com disposição para trabalhar nas áreas mais remotas do país ou nas zonas mais pobres das nossas grandes cidades. Sempre ofereceremos primeiro aos médicos brasileiros as vagas a serem preenchidas. Só depois chamaremos médicos estrangeiros. Mas é preciso ficar claro que a saúde do cidadão deve prevalecer sobre quaisquer outros interesses. “, disse a presidente Dilma Rousseff.
Dilma Rousseff destacou também que o governo federal está reunindo esforços para ampliar o número de médicos formados no Brasil e para melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde brasileiros. “Estamos tocando o maior programa da história da ampliação de vagas em curso de medicina e formação de especialistas. Sabemos mais que ninguém que não vamos melhorar a saúde pública apenas com a contratação de médicos. Isso vai significar entre outras coisas a criação de 11.447 novas vagas de graduação e 12.376 novas vagas de residência para estudantes brasileiros até 2017. “
Ainda durante o encontro com os governadores e prefeitos, a presidenta Dilma Rousseff explicou que não há definição sobre como será o processo de seleção dos estrangeiros. No entanto, só serão aceitos profissionais que tenham diplomas reconhecidos pelo país de origem. (GRFM)