Na última semana, quando a equipe do Projeto Chuteiras Fora de Foco estava em Salvador cobrindo jogos da Copa das Confederações e fatos que envolvem a realização de evento de grande impacto, 4.155 acessos de 14 países*, incluindo o Brasil (2933), acessaram o blog do Projeto. Entre eles está a França, de onde o percussionista baiano Sérgio Othanazetra, acompanhou o trabalho da equipe.
O músico considerou como “muito pertinente” o conteúdo das matérias. “Foram vários temas, focos e conteúdos. Sem dúvidas o Chuteiras Fora de Foco me ajudou a entender Salvador nesses dias de jogos da Copa das Confederações e de manifestações onde a população reivindica mais educação, menos corrupção, contra a PEC 37 etc”.
Othanazetra também destacou que as matérias do blog, de forma critica e diversa ampliaram o seu universo de informações e equilibrou com os conteúdos das notícias veiculadas em emissoras francesas. “Se o blog não informasse que o trabalho era feito por alunos, dava prá pensar que eram jornalistas, por conta da qualidade dos textos e das opiniões”, frisou.
“Aqui em Marselle eu não soube, pela TV, por exemplo, o resultado dos jogos do Brasil na Copa das Confederações. Só vi matérias dos quebra-quebras e alguém da FIFA falando de possível mudança de país para a Copa do Mundo. Os jogos do Brasil nem foram retransmitidos aqui. Por falta de informações, eu tinha que correr para a internet. Aí, o Chuteiras foi muito legal”, avaliou o músico que na última 6ª feira participou de um ato de brasileiros em Marselle\França, cidade onde mora. “Fui para as ruas vestindo uma camiseta, que tenho há dois anos, onde tem um texto, na parte de trás, que resume todo o meu descontentamento que agora, é coletivo”, finalizou.
Análise dos dados estatísticos
Pular de pouco mais de 100 acessos diárias para quase quatro mil, representa, para a equipe do Chuteiras Fora de Foco, um orgulho singular. Afinal, foram seis dias de muito trabalho, dentro de um modelo de rotina de redação. Deu para cansar e até desanimar. Mas o ânimo volta quando vemos que contribuímos para informar pessoas de 14 países. No Brasil, foram quase 3 mil acesso, 847 EUA, 105 na Rússia e 43 na Ucrânia. Até mesmo em países distantes do Brasil como Japão, foram registrados, até a manhã desta 3ª feira (25.6), 17 acessos. Abaixo a lista das nações e número de acessos:
Brasil
2933
Estados Unidos
847
Rússia
105
Ucrânia
43
Japão
20
Suíça
7
Argentina
5
Alemanha
8
Holanda
4
Reino Unido
3
França
2
Austrália
1
Japão
1
Polônia
1
· Dados da tarde 17h