Para garantir o acesso à água ao homem do campo, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro tem investido na construção de adutoras, recuperação de cata-ventos e poços artesianos com a instalação de bombas em diversas localidades do interior. Desta vez, as comunidades das Fazendas Caraibeira e Acari, localizadas no distrito de Itamotinga foram beneficiadas pela ação.
Ao todo, 15 residências foram atendidas com a colocação da bomba submersa. O supervisor do SAAE, Marcondes Ramos, informou que os poços artesianos existentes nas localidades estavam desativados. “Estamos buscando ativar todos os poços artesianos para que os moradores do interior possam ter acesso à água. Em algumas localidades que visitamos, a água encontrada nos poços funcionam para o consumo animal e em outros a água é muito boa e possível de ser utilizada para o consumo humano. Então, precisamos trabalhar para garantir esse acesso”, disse Marcondes.
Para a moradora da Fazenda Caraibeira, Maria das Dores Bezerra, foi uma “benção” a chegada da bomba. “Primeiramente gostaria de agradecer a gestão do prefeito Isaac, pois estávamos esquecidos. Há muito tempo que não tínhamos água no poço. Estou muito satisfeita e feliz, pois agora vamos utilizar a água para o nosso consumo e para alimentar os animais”, comentou a moradora.
O serviço também foi comemorado pelo agricultor, Serafim Vieira da Silva que lembrou das dificuldades vividas durante o longo período de seca. “Vivemos momentos muito triste aqui na Fazenda Acari por causa da estiagem. Muitos animais morrerem sem ter água para beber. Então, estou muito agradecido ao SAAE pela colocação da bomba. Hoje mais de 300 animais bebem água todos os dias”, relatou o morador da Fazenda Acari.
Outras localidades também já foram contempladas com a instalação de bombas. São elas: Pau Preto, região do Salitre e Guanhães, no distrito de Itamotinga.