O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), instituído pelo Ministério da Saúde, tem o intuito de melhorar o antedimento nas Unidades de Saúde, o programa amplia dos recursos para as Equipes de Saúde da Família (ESF) e busca melhorar os indicadores epidemiológicos da região.
Trabalhando neste sentido, a diretora de Atenção Básica de Petrolina, Sátira Cavalcanti, já sinalizou positivamente para aderir ao Programa, e mais de 70% das Equipes de Saúde da Família (ESF), da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), já fizeram a adesão. “Até o momento, 70,3% das equipes de ESF já aderiram e se comprometeram em buscar estratégias para conseguir melhorar os indicadores do município”, declara.
“O município encaminhou Projeto de Lei à Câmara para destinar parte do recurso aos servidores das ESF, e foi aprovado, estes recursos poderão ser ampliados a medida que os indicadores forem melhorando”, enfatiza a secretária de Saúde Lucia Giesta. Petrolina está na primeira fase do programa que é a adesão, onde os compromissos e indicadores serão firmados, esta etapa vai até o dia 30 de junho. O PMAQ está organizado em quatro fases: Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa e Recontratualização.
Gabriella Moura