O deputado estadual Odacy Amorim, PT/PE, teve atendido um importante pleito que será de grande contribuição para a sociedade na região do Vale do São Francisco. Ele havia feito uma solicitação à Agência Fluvial de Juazeiro/BA para que o órgão promovesse campanhas de orientação e conscientização do uso correto de coletes salva-vidas junto aos usuários das embarcações que fazem o transporte hidroviário entre Petrolina e Juazeiro, bem como àquelas destinadas aos passeios turísticos no rio São Francisco. O pedido do deputado foi atendido pelo Capitão-Tenente da Agência, Luiz Cláudio da Conceição.
Em resposta encaminhada ao deputado, o Capitão enalteceu a preocupação de Odacy tanto quanto o órgão que comanda também tem na questão da segurança das travessias e passeios turísticos pelo rio São Francisco e revelou que determinou aos proprietários das embarcações um plano de adestramento sobre o uso correto dos equipamentos de segurança a exemplo dos coletes salva-vidas
“O planto de adestramento será ministrado, prioritariamente, nos dias e horários de pico onde há maior concentração de usuários. A orientação será repassada pelos tripulantes das embarcações”, disse o comandante que também se colocou à disposição para se necessário, realizar uma reciclagem nos prestadores de serviços para que todos participem de cursos ministrados por militares da Marinha do Brasil.
O Capitão informou ainda que a Agência Fluvial tem feito campanhas de conscientização, a exemplo da Operação Verão, visando a segurança da navegação e a salvaguarda da vida das pessoas que fazem uso freqüente das embarcações. “Sugerimos ainda a colocação de aparelhos de TV/DVD a fim de que sejam divulgados, constantemente, vídeos contendo procedimentos de segurança com ênfase no modo correto de utilização dos coletes salva-vidas”, assinalou o Capitação-Tenente Luiz Claudio. Segundo Odacy, a sua única intenção ao solicitar o pleito, foi disponibilizar aos usuários mais segurança nas barquinhas que fazem o trajeto na região pelo rio São Francisco. Ele enfatiza que tal medida se faz necessária visto que garante a segurança dos usuários desses serviços que muitas vezes não têm noção de como utilizar tal equipamento como os coletes salva-vidas.
“Agradecemos a atenção do Capital-Tenente Luiz Claudio que além de elogiar essa nossa preocupação, nos atendeu, levando esse benefício para toda a sociedade local”, concluiu o deputado.