Não é comum a seleção brasileira atuar no Maracanã. Nos últimos 23 anos, a equipe entrou em campo no estádio apenas oito vezes. Mas seu retrospecto no “Maior do Mundo” é mais do que favorável. Foram 104 jogos oficiais contra seleções de outros países e apenas sete derrotas. E, no domingo, às 19h (de Brasília), o desempenho pode ficar ainda melhor. O grupo comandado por Luiz Felipe Scolari vai encarar a Espanha, na final da Copa das Confederações.
Dos sete tropeços, dois foram em competições oficiais. Em ambas, a Seleção perdeu para rivais sul-americanos, pelo mesmo placar de 2 a 1. A primeira vez foi diante do Uruguai, no jogo final da Copa do Mundo de 1950, em derrota tão doída que ganhou nome: “Maracanazo”. Quase uma década depois, em 1957, caiu diante da Argentina, pela extinta Copa Roca, em jogo que marcou a estreia de Pelé com a amarelinha.
Mas não são apenas as sete derrotas que impressionam no cômputo geral. No Maracanã, o Brasil venceu 74 partidas e empatou 23 (aproveitamento de 78%). Dos últimos oito jogos no estádio, o Brasil obteve três vitórias, quatro empates e uma derrota apenas. A igualdade por 2 a 2 com a Inglaterra, no dia 2 de junho de 2013, foi o último compromisso oficial da Seleção no estádio. Na ocasião, na reabertura oficial da arena, Paulinho e Fred fizeram os gols do time de Felipão.
Anteriormente, em 2008, o time empatou por 0 a 0 com a Colômbia, em partida válida pelas eliminatórias da Copa de 2010. Em 2007, outro jogo marcou a presença da seleção brasileira no estádio carioca. Também pela etapa de classificação para o Mundial da África do Sul, o Brasil venceu o Equador por 5 a 0, empolgando os torcedores no Rio de Janeiro. Na partida, Robinho deu um drible desconcertante em dois defensores rivais e tocou para Elano marcar mais um para a equipe canarinho, na época comandada por Dunga.
No histórico dos confrontos no Maracanã, a defesa e o ataque também chamam a atenção. A equipe sofreu apenas 72 gols e balançou e rede dos adversários em 251 oportunidades.
– Serão mais 70 mil brasileiros gritando e nos incentivando a buscar a vitória e o título. Tenho certeza de que o torcedor do Rio de Janeiro fará a mesma manifestação de apoio que tivemos até agora em todas as cidades por onde a seleção brasileira passou – disse Felipão.
Desempenho superior em compromissos no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, o número de jogos sobe. O Brasil fez 159 jogos na cidade. Foram 113 vitórias, 34 empates e 12 derrotas. O aproveitamento é de 78%. Além dos confrontos no Maracanã, a Seleção também passou por São Januário, Laranjeiras, General Severiano, Paysandu, Moça Bonita e Engenhão.
Em São Januário, por sinal, o Brasil voltará nesta sexta-feira para realizar a primeira atividade antes da decisão contra a Espanha. O treino está marcado para as 15h (de Brasília). No sábado, o treinamento será no Maracanã.
O confronto entre Brasil e Espanha será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha o jogo em Tempo Real.