O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arfoc-Bahia) manterão plantão para receber denúncias de agressões a profissionais na manifestação de hoje, assim como foi feito no dia 27/06, durante as manifestações de rua.
O Sinjorba participou com a OAB-Bahia, Associação Baiana de Imprensa, Arfoc-Ba e Sindicato dos Radialistas de reunião realizada ontem, dia 28/06, quando foram ouvidos os jornalistas Francis Juliano, Evilásio Júnior e Almiro Lopes sobre as agressões sofridas durante a repressão a manifestantes na região do Iguatemi, no dia 22/06. Na ocasião, a repórter fotográfica Marina Silva relatou agressão sofrida em 2011, quando foi presa durante cobertura de caso envolvendo a morte de um policial.
O material resultante será reunido com registros fotográficos dos fatos e encaminhado na forma de relatório ao governador Jaques Wagner, com o qual as entidades mantiveram reunião no dia 25/06, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público Estaudal e Federal.
Ao longo dos anos, a direção do Sinjorba encaminhou documentos com denúncias sobre estes fatos ao comando da PM e à Secretaria de Segurança Pública, mas se ocorreu algum tipo de apuração, não houve resposta ao Sindicato, aos jornalistas e à sociedade. Diante dos fatos expostos, o governador Jaques Wagner, que determinou investigação dos fatos ocorridos contra jornalistas na manifestação do dia 22/06, solicitou que, caso ocorram novos incidentes, a comunicação encaminhada para as representações policiais sejam encaminhadas com cópia para a governadoria.
As entidades pedem aos jornalistas que estarão realizando cobertura das manifestações que mantenham identificações visíveis como roupas personalizadas da imprensa e crachás. Denúncias serão imediatamente reportadas ao governo através dos seguintes telefones: Marjorie Moura – Sinjorba (9952-2287 – vivo e 8835-2287 – Oi), João Mauro Uchôa – Sinjorba (9219-2888 – Tim e 8735-2246 – Oi), Margarida Neide – Sinjorba (8751-0102), Luiz Hermano – Arfoc-Ba (9192-1518 – Tim e 8841-0014).