Começou nesta segunda-feira (01) e segue até o dia 05 de julho a entrega dos cartões de freqüência para os pescadores e pescadoras artesanais do Programa Chapéu de Palha. Apenas na região Agreste, os cartões foram entregues nos dias 27 e 28 de junho. O atendimento será das 9h às 17h.
O programa, que atende os pescadores artesanais de 57 municípios pernambucanos, cadastrou 8.020 pescadores e pescadoras artesanais nesta segunda edição. Para resgatar o cartão de freqüência, os trabalhadores cadastrados entre os dias 27 de maio a 06 de junho devem comparecer ao local onde eles realizaram o cadastramento, levando um documento de identificação com foto e o protocolo de cadastramento.
A coordenação geral do programa destaca que todos os trabalhadores cadastrados devem buscar seus cartões de freqüência, sob pena do não recebimento do benefício. O programa tem a coordenação geral da Secretaria de Planejamento e Gestão.
O valor de bolsa pode chegar até R$ 256,52 (complementar ao Bolsa Família) e como contrapartida participarão de cursos de capacitação ou de qualificação profissional oferecidas, Círculo de Cultura e Letramento, além de fomento à cidadania, realizados por cinco secretarias estaduais: Educação; Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agricultura e Reforma Agrária; e Mulher. Também entrará em vigor, a partir de julho, o pagamento mínimo de R$ 100,00 para os pescadores beneficiados.
As aulas começam no dia 08 de julho. Mais informações: 0800 282 5158.
(GRFM)