Os profissionais da Estratégia em Saúde da Família (ESF) de Petrolina recentemente foram capacitados no combate e prevenção a Tuberculose (TB) no município. A capacitação realizada pela Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), teve o objetivo de orientar e preparar os profissionais de saúde para os diversos temas que envolvem a prevenção e o combate a tuberculose em Petrolina.
A oficina, que aconteceu no auditório da SMS, contou com profissionais de nível superior das Unidades Básicas de saúde (UBS) e das Unidades de Atendimento Multiprofissional Especializados AME- Saúde da família, que foram orientados sobre os riscos da infecção pelo bacilo da Tuberculose. Médicos, enfermeiros, odontólogos, psicólogos e assistentes sociais perceberam a importância de todos os ESF’s estarem integrados no combate a Tuberculose.
O técnico em Epidemiologia da SMS, Francisco Freitas, alerta para os cuidados com a Tuberculose. “A tuberculose é altamente contagiosa e se espalha facilmente pelo ar, basta alguém infectado tossir, cuspir ou até mesmo falar para que o bacilo seja carregado pelo vento. Ele fica ativo por horas até ser inalado por outra pessoa. A doença é bastante comum entre crianças, que ainda não têm o sistema imunológico totalmente desenvolvido, e pessoas com baixa imunidade, como as infectadas com o vírus HIV”, explicou.
A Diretora de Atenção básica de Petrolina, Sátira Cavalcanti falou sobre a importância de os profissionais da Estratégia de Saúde da Família serem capacitados no programa de prevenção e combate a tuberculose. “Médicos, enfermeiros, psicólogos e odontólogos são os profissionais que estão diretamente em contato com as pessoas nas comunidades, a capacitação sobre a Tuberculose possibilita a estes profissionais a percepção mais pratica e rápida dos sintomas característicos das doenças nas pessoas,” frisou.
Texto e Foto: Aurilio Marcos