A comunidade de Cacimba do Silva, distrito de Itamotinga recebeu no ultimo final de semana de junho (28, 29 e 30), a II Feira de Caprinos e Ovinos do distrito. O evento reuniu produtores-expositores, representantes de instituições ligadas ao setor, autoridades políticas e visitantes; e possibilitou a troca de experiência e de tecnologia entre os participantes. O presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Cacimba do Silva e Sertãozinho, José Gilvando da Silva, informou que mais de 50 baias e cerca de 200 animais abrilhantaram o evento. “O distrito de Itamotinga possui 57 mil animais entre caprinos e ovinos, sendo que a região de Cacimba do Silva possui cerca de 6 mil animais; uma economia voltada para a criação e comercialização de produtos oriundos do setor. Por essa razão estamos felizes pelo crescimento da atividade e pela realização desse evento que já é um sucesso”, observou.
A feira é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceira com Associação dos Pequenos Produtores de Cacimba do Silva e Sertãozinho; e apresentou o tema ‘Conviver bem no semiárido é compreender suas singularidades e implementar tecnologias e politicas sustentáveis’. De acordo com o técnico em zootecnia e criador de animais do município de Senhor do Bonfim, Álvaro Araújo, as feiras tem possibilitado grandes oportunidades para os produtores do semiárido. “No ano passado estive presente nas exposições de Juazeiro, e fiz grandes negócios com excelentes resultados, a exemplo dos reprodutores hoje apresentados aqui. Todos estão de parabéns”, declarou.
A Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), sempre parceira da prefeitura na realização das feiras de caprinos e ovinos, esteve presente com a apresentação do museu de anatomia animal, (amostras de animais empalhados e embalsamados presentes em nossa caatinga); bem como na realização prévia dos exames obrigatórios dos animais. Dentro da programação do evento, o IRPAA apresentou o curso prático sobre criação de galinha de postura na agricultura familiar, que vem a ser um incentivo a mais para os produtores locais. Além disso, a EBDA realizou o curso sobre palma adensada, uma alternativa nutritiva para alimentação animal. Outro destaque foi o concurso leiteiro de caprinos, com palestras sobre a ordenha higiênica; bem como a mesa redonda que discutiu a importância da caprinocultura leiteira para pequenos produtores no semiárido brasileiro. Para o produtor de Itamotinga Jorge Luís Torres, a programação técnica científica é importantíssima, pois enriquece o evento com informações fundamentais para o crescimento do homem do campo. O Banco de Alimentos sempre presente no evento oportunizou uma oficina de culinária sobre o reaproveitamente de forma integrada da carne de bode e pratos feitos com cascas e sementes de frutas e legumes.
Lene Radina – Ascom Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
(GERALDO JOSÉ)