O movimento sindical de Uauá, realizou no dia 02 de julho, ato público pelas ruas da cidade para reivindicar da administração municipal, o Plano de Cargos e Salários para os servidores públicos. Participaram do movimento o Sindicato dos Servidores Públicos Municipal – SINDSMU, AACSU – Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, APLB-Sindicato e AGMUB – Associação da Guarda Civil Municipal. Para os representantes das entidades, chegou o momento de cobrar do gestor municipal a implantação do plano, pois, os servidores não podem mais esperar o que já está previsto na Lei 59/92, Art. 215 – Estatuto dos Servidores Municipais que estabelece as diretrizes para a criação do plano de cargos e salários, considerando também que foi promessa de campanha.
O movimento ocorreu com tranquilidade e os manifestantes percorreram as principais ruas da cidade reivindicando salários mais justos, valorização profissional, progressão funcional, piso salarial proporcional ao cargo/função, qualificação profissional, entre outros. O movimento aconteceu em 02 (dois) momentos: o primeiro pela manhã e o segundo a noite que teve o momento da palavra de ordem explanada pelos representantes das entidades realizadoras que expressaram reflexões acerca da independência da Bahia e das reivindicações dos servidores municipais. Para os representantes das entidades, nunca houve um debate direcionado para a criação de um plano de carreira para os servidores municipais provocado por nenhum prefeito. Em seguida foi à vez do cantor e compositor Claudio Barris, poeta BGG da Mata Virgem, cantor Geová e grupo musical que deram suas contribuições para o evento na praça dos quiosques.
O próximo passo é encaminhar um documento para o prefeito municipal com pauta reivindicatória dos servidores propondo um cronograma de metas a serem cumpridas a começar pela criação da Comissão de elaboração do plano composta por representantes das entidades, representantes dos servidores por segmento e representante da prefeitura municipal.