O cooperativismo surgiu em 1844, na Inglaterra, e está presente em todos os setores da economia. Uma cooperativa é formada pela associação voluntária de no mínimo 20 pessoas em torno de uma determinada atividade econômica, com objetivos comuns e divisão dos resultados. Os programas, projetos e ações relacionados às atividades cooperativistas e associativas desenvolvidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), são de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) e coordenados pelo Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop).
A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) revela que mais de 10 milhões de pessoas participam do modelo cooperativo. Na opinião do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antonio Andrade, as cooperativas são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do país. “É um segmento fundamental no país para a geração de emprego, renda e no desenvolvimento de ações para estimular o relacionamento do cooperado e de sua família com a comunidade.
Devido a essa importância, o governo federal ampliou os recursos disponíveis para as cooperativas em R$ 300 milhões para a safra 2013/14, além de reduzir de 9% para 6,5% ao ano a taxa de juros para capital de giro de cooperativas”, destacou Andrade.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, o Mapa tem o objetivo de ampliar o número de cooperativas, auxiliando na organização, novos métodos de gestão e melhorando a renda daqueles que participam como associados. “Cada vez mais, a cooperação passa a ser importante na vida das pessoas. Queremos cumprimentar nesse dia, todos aqueles que participam da construção de grande parte do PIB brasileiro”, disse.
(Nordeste Rural)