O Hospital Dom Malan/IMIP, de Petrolina (PE), foi selecionado pelo Ministério da Saúde (MS) como Maternidade Prioritária para a Rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a seleção, a diretora de ensino e pesquisa do HDM, Angélica Guimarães, e a enfermeira, Mayara de Sena Bezerra participaram de um treinamento realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), unidade matriz do projeto que pertence a Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais (RBPN).
O Programa contou com capacitação voltada para boas práticas na assistência materno-infantil realizadas nos hospitais selecionados. Além disso, posteriormente essas unidades serão visitadas pelo grupo matriz, que analisará os processos de trabalho e encaminhará ao Ministério da Saúde, relatórios sobre o desempenho e das dificuldades de cada instituição.
A enfermeira, Mayara de Sena Bezerra, destacou que sua participação foi mais uma etapa do seu crescimento profissional. “Pude ter a oportunidade de vivenciar novas práticas e rotinas. Com certeza vou aplicar o máximo do que vivenciei lá para que possamos melhorar ainda mais a assistência a nossos pacientes aqui no Dom Malan”, ressalta.
A diretora de ensino e pesquisa, Angélica Guimarães, mostra-se entusiasmada com esse momento e ressalta que todo empenho com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência à população materno-infantil é sempre bem-vindo. “O curso foi todo pautado dentro da realidade do SUS, mostrando que o uso racional dos recursos e a mudança de alguns paradigmas, poderão trazer resultados muito mais significativos que muita inovação tecnológica”, pontua.