Todas as sete centrais sindicais brasileiras articulam um movimento geral de paralisações e greves para amanhã (11). O ato será nacional e contará, também, com manifestação nas ruas do Vale do São Francisco.
A nível nacional, pelo menos doze pautas constam nos materiais que vêm sendo distribuídos pelas organizações sindicais: fim do fator previdenciário; 10% do PIB para saúde; 10% do PIB para educação; redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais; valorização das aposentadorias; transporte público e de qualidade; reforma agrária; mudanças nos leilões do petróleo; rechaço ao PL 4330; reforma política; reforma urbana; democratização dos meios de comunicação.
No Vale do São Francisco, a mobilização compõe o Dia Nacional de Lutas da classe trabalhadora. Sindicatos, organizações de esquerda, entidades estudantis e camponesas da região devem ir às ruas com o objetivo de pressionar o governo a atender demandas que beneficiem os/as trabalhadores/as e a juventude. Entre as reivindicações, destaque para a defesa da melhoria na mobilidade urbana, educação, cultura e democratização das comunicações.
O grupo irá se reunir às 8h na Praça do Bambuzinho, em Petrolina, e dispersão em frente à TV São Francisco, em Juazeiro.
Por Gabriela Canário
Com informações Luís Osete.