Sindicatos, organizações de esquerda, entidades estudantis e camponesas do Vale do São Francisco vão às ruas nesta quinta-feira (11), com concentração às 8h na Praça do Bambuzinho, em Petrolina, e dispersão em frente à TV São Francisco, em Juazeiro. Entre as reivindicações, destaque para a defesa da melhoria na mobilidade urbana, educação, cultura e democratização das comunicações.
A mobilização local compõe o Dia Nacional de Lutas da classe trabalhadora. Em todo o Brasil, irão ocorrer manifestações neste 11 de julho, reunindo sete centrais sindicais e movimentos sociais do campo. O objetivo é pressionar o governo a atender demandas que beneficiem os/as trabalhadores/as e a juventude.
A plataforma unitária nacional inclui pontos como aumento dos investimentos públicos em educação, saúde e transportes; redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução dos salários; cancelamento dos leilões do petróleo; realização das reformas agrária e política e o fim do fator previdenciário.
(GRFM)