Comerciantes da Nova Feira Livre do Bairro Alto da Maravilha participaram nesta terça-feira (09) de uma reunião no auditório da Secretaria de Educação de Juazeiro (BA) com o vereador Tiano Félix (PT), o secretário de governo Fernando Dantas, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira e o responsável pelo recadastramento dos feirantes, Antonio Pedro, para definir as normas de funcionamento do local.
O vereador Tiano incentivou a organização dos comerciantes para administrar a Feira, propondo a elaboração de estatuto e regimento, a formação da associação e de um conselho gestor com representação de cada setor de vendas. Melhorar a disposição dos produtos nas bancas e aceitar cartão de crédito foram alternativas apresentadas pelo edil para tornar a Feira Livre um local mais atrativo, agregando novos consumidores.
“Nós precisamos dar a oportunidade à sociedade de Juazeiro de ter um equipamento público de qualidade, que atenda às nossas necessidades, que dê orgulho de uma pessoa vir visitar nossa cidade e a gente levar ao mercado para conhecer nossa cultura. É nas feiras e nos mercados que a gente reconhece o nosso povo”, afirmou.
Com relação às despesas de água, energia, segurança e limpeza da Feira, Tiano defende que os comerciantes devem colaborar com o município, uma vez que usufruem do espaço público para fins comerciais, contudo defendeu a isenção de taxas para os dois primeiros meses, para que os feirantes possam se adequar gradativamente às mudanças.
Após o diálogo entre os presentes, ficou definido que, após o período de isenção, quem tem banca contribuirá com a taxa de R$ 4,00 por semana e box R$ 100,00 mensais durante seis meses. Ao término desse prazo, Tiano propôs a avaliação dos avanços e dificuldades pelo conselho gestor e, posteriormente, redefinição dos valores. Sugeriu ainda que a Feira funcione nos dias de quinta, sexta e sábado, das 5h às 17h, o que foi aprovado pela maioria.
A inauguração da Nova Feira Livre do Bairro Alto da Maravilha faz parte da programação em comemoração aos 135 anos de emancipação política de Juazeiro e acontecerá no dia 20 de julho (sábado) às 9h.
ASCOM TIANO FELIX