A democratização dos meios de comunicação foi uma das reinvindicações locais do Ato do dia Nacional de Lutas da Classe Trabalhadora realizado no Vale do São Francisco. Para dar visibilidade a essa pauta, as/os manifestantes encerraram seu percurso em frente à TV São Francisco, afiliada a Rede Globo (símbolo do monopólio midiático no país).
Integrantes do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, que defendem o direito à comunicação reivindicaram o fim do monopólio midiático e o fortalecimento da comunicação pública e comunitária, através de um novo marco regulatório das comunicações. Representantes do Movimento do Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Marcha Mundial das Mulheres (MMA) e Levante Popular da Juventude (LPJ),dentre outros, reafirmaram a necessidade de uma reforma na mídia, enfatizando o histórico de criminalização dos movimentos sociais e a falta de espaço para essas vozes.
Em várias cidades brasileiras outros protestos aconteceram em frente às emissoras das Rede Globo, inclusive na capital baiana.
Forum Comunicação