Uma péssima notícia circula hoje (12) nos bastidores do mundo das artes em Salvador. Trata-se da informação do leilão que irá acontecer no final deste ano com o Teatro Jorge Amado. O espaço que homenageia o escritor o baiano foi inaugurado em 1997 e possui em seu currículo cerca de 3.700 apresentações para um público de mais de um milhão de pessoas. O vereador Tiago Correia, atual presidente da Comissão de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal, fez um apelo à Secretaria de Cultura do estado e ao Desenbahia.
“O teatro Jorge Amado é um importante espaço cultural da nossa cidade. Não podemos perder esse teatro. O governo do estado tem que encontrar uma solução para este problema. Tivemos há pouco tempo o fechamento do Teatro Maria Bethânia no Rio Vermelho.”, lamentou o parlamentar.
Tiago Correia lembrou que, em 2011, a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) assinou com o Tribunal de Justiça da Bahia um Termo de Cessão de Uso, com opção de compra, referente ao imóvel do antigo Curso de Inglês Universal English Course (UEC), situado na Pituba, onde funciona o Teatro Jorge Amado. O curso contratou, em 1995, operação de financiamento com o antigo Desenbanco para construção de sua sede própria na Pituba.
Com a extinção do órgão, as operações de financiamento passaram à responsabilidade Desenbahia. A garantia para o financiamento foi à própria sede do UEC. Em 2002, o curso tornou-se inadimplente, obrigando a Desenbahia a ajuizar ação de execução objetivando a recuperação do crédito.
ImprensaTiagoCorreia