O centro histórico de Juazeiro tem ruas estreitas, construções antigas, barulho e o melhor de tudo a orla que encanta os moradores e os turistas que sempre se surpreendem com o cenário do Rio São Francisco.
Outra atração da região é a gastronomia, famosa pela carne de bode, um dos pratos regionais típicos de Juazeiro, que deixa até gringo de água na boca.
Mas um cenário que vem contrastando o cenário árido da região são as vinícolas que ficam nos arredores da cidade, que com o solo fértil por conta da proximidade com o Rio São Francisco permitiu a plantação de uvas em pleno sertão nordestino.
Conheça os pontos turísticos da cidade
Orla Fluvial
Excelente passeio para quem quer relaxar em um programa diferente, aqui você pode tomar um suco ou uma cervejinha nos bares e restaurante da orla de onde é possível admirar o Rio São Francisco.
Vaporzinho
É um monumento que está lá em homenagem aos navegantes e a navegação que foi super importante para o crescimento da cidade.
Museu do São Francisco
Aqui fica toda a história de Juazeiro, em um grande acervo que conta de diversas formas o nascimento e o desenvolvimento da cidade.
Ponte Presidente Dutra
Ela foi inaugurada no ano de 1950, a ponte tem uma grande importância já que liga Juazeiro – BA a Petrolina – PE.
Parque da Lagoa do Calú
Local ideal para levar as crianças para passear, aqui você se diverte com inúmeras opções de lazer e entretenimento.
Estátua Nego D’água
Localizada dentro do Rio São Francisco, foi construída para homenagear as lendas e folclore do povo da cidade sobre o rio e sobre os ribeirinhos.
Turismo Ecológico
Ilha do Rodeadouro
Muito frequentada por turistas e moradores está localizada a 12 km do centro da cidade de Juazeiro, a ilha abriga praias excelentes para os banhistas que podem dar um mergulho nas deliciosas águas do rio. O local conta com espaço onde é possível acampar e passar um final de semana com a família e com os amigos, existem no local quiosques que servem as mais diversas opções de delícias da Bahia.
Ilha Culpe o Vento
Para quem gosta de acampar, este é o lugar! Sossego e tranquilidade em uma ilha deserta. A travessia para chegar à ilha deve ser feita de barco a motor que fica nas margens do rio.
Ilha da Amélia
Outra opção às margens do São Francisco é a Ilha da Amélia, que mesmo não oferecendo a infraestrutura para grandes passeios é uma bela alternativa para quem curte a calmaria das águas do rio. A ilha é quase uma ilha deserta, inabitada… A areia é clara e fina, o percurso para chegada é uma experiência inusitada e belíssima.