Eles têm pouco mais de três anos de participação do Futebol de 5 e já fazem bonito em campeonatos pelo Brasil. São os rapazes da Associação de Deficientes Visuais de Petrolina (ADPV), que mesmo concorrendo com equipes veteranas, conquistaram recentemente o terceiro lugar no Campeonato Regional Nordeste Futebol de 5, em João Pessoa, na Paraíba. Eles serão apresentados nesta terça (16), às 10h, na sala de reuniões do Centro de Convenções de Petrolina e vão falar das conquistas e aspirações do time para os próximos eventos da categoria.
A ADVP conta com o apoio da secretaria de Acessibilidade em parceria com secretaria de Desenvolvimento Social, SEDEST. “Além do apoio de estrutura, montamos a Casa Atleta e em parceria com a SEDEST mantemos a alimentação. Criamos também o Projeto ADVP Petrolina para captação de recursos para manutenção do Time e sua participação em campeonatos regionais e nacionais”, ressalta a secretaria de Acessibilidade, Rose Andrade.
Ela comemora também a participação de um dos jogadores de Petrolina na seleção brasileira de Futebol de 5, Raimundo Nonato, e as especulações em torno de mais dois nomes de atletas petrolinenses na modalidade, Lucas Almeida e Tarcis Bruno. “Estamos sendo considerada a terceira força do Nordeste na modalidade”, explica Rose Andrade.
O Time ADVP participa da Copa Brasil – Série A e a APA- Associação Petrolinense de Atletismo do Circuito Paralímpico em setembro em Porto Alegre disputa a 1ª Etapa, e em novembro a 2ª etapa, em Fortaleza.
A secretaria de Acessibilidade apoia ainda outros esportes para deficientes, além do Futebol de 5, o Atletismo e Natação, e próximo ano, o apoio será extensivo também para o Halterofilismo
Texto: Soraide Cavalcanti
—
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina