O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, juntamente com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira, e a equipe de governo, participou na tarde da última sexta-feira (12), no auditório do Distrito de Irrigação de Maniçoba, em Juazeiro, de uma reunião sobre os avanços na pauta de reivindicações dos fruticultores do Vale do São Francisco. O encontro foi solicitado pela Comissão dos Produtores dos Perímetros irrigados de Maniçoba, Mandacaru, Tourão e Curaçá.
Na ocasião, foi apresentada a pauta com as solicitações encaminhadas às instituições públicas e governos federal, estadual e municipal referente aos problemas enfrentados pelos produtores. Em seguida, foram pontuadas as reivindicações já atendidas, a exemplo da renegociação das dívidas; a modernização dos sistemas de irrigação do perímetro irrigado de Mandacaru; a manutenção e recuperação dos trechos que liga os perímetros de irrigação à rodovia BA 210; a coleta e tratamento de esgoto do perímetro irrigado de Curaçá NH3 e perímetro irrigado de Maniçoba NH1.
Para o produtor do distrito de Maniçoba, Josival Nascimento, este é um momento histórico, “porque durante a existência dos perímetros irrigados de Juazeiro, nós buscamos melhorias para o setor, e só agora estamos conseguindo. Quero agradecer a todos que de maneira direta ou indireta nos ajudou”, disse.
Presente no encontro o secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, falou da luta dos produtores do Vale do São Francisco. “Estamos passando por um momento um pouco mais suave, mas ainda existe uma série de dificuldades que precisam ser sanadas. É preciso que os deputados federais coloquem em pauta e priorizem esse assunto”, declarou.
Para o prefeito Isaac Carvalho é uma alegria participar das conquistas alcançadas pelos fruticultores do município. “Este é um grande momento que estamos vivenciando. A nossa cidade teve historicamente na agropecuária o setor mais importante da economia, tanto no que se refere à participação da base econômica como em relação à absorção de mão de obra. Já alcançamos algumas vitórias, mas ainda há muito que ser feito”, declarou.
Durante o evento o gerente de produção da Codevasf, Carlos Cavalcante, apresentou as ações que a companhia vem desenvolvendo nos perímetros de irrigação. Em seguida, o representante do Banco do Nordeste, Jorge Murilo, falou das linhas de créditos oferecidas aos produtores, bem como a renegociação das novas dívidas. “Como foi solucionada a renegociação de 70% dos casos das dívidas dos fruticultores, os 30% restantes serão contemplados com o Projeto de Lei de Conversão (PVL), originário da Medida Provisória (MP) 610, que também prevê uma série de medidas para produtores rurais atingidos pela seca”, informou Jorge.
Para o subsecretário estadual de Relações Institucionais, Pedro Alcântara, a força econômica da região está nos projetos de irrigação, “e por essa razão é preciso priorizar as demandas dos produtores”. Já o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Juazeiro, Jorge Cerqueira, destacou a grandeza da região considerada a mais importante do setor agropecuário no Brasil, “tirando a laranja, a Bahia é a maior exportadora de frutas do país. Temos que trabalhar com o pequeno, médio e grande produtor, pois todos têm importância fundamental para o setor. Acredito que reuniões como essa, são necessárias para ficarmos sempre sintonizados”, disse.
A comissão dos produtores entregou 19 certificados intitulados “Amigo dos Fruticultores” para personalidades da região comprometidas com a causa. “Esse é um momento de construção da política dos perímetros irrigados de Juazeiro, com a participação dos produtores e instituições parceiras. Uma oportunidade de mostrar o nosso compromisso, na busca de alcançar as nossas reivindicações”, destacou o membro da comissão, Josival Barbosa. Também estiveram presentes vereadores e membros de instituições ligadas ao setor.