Por Vânia Castro/SESAU
A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) continua entregando novos equipamentos aos usuários do Centro de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (Cerpris). Nesta terça-feira, dia 16, vários usuários receberam órteses e próteses para terem mais qualidade de vida durante o tratamento na unidade.
O aposentado Sinobilino Pita dos Santos, 67 anos, agradeceu a prefeitura pelo recebimento do calçado ortopédico (órtese). “Há seis meses faço tratamento aqui e sempre sou bem atendido. Já estou bem melhor, pois antes sentia muitas dores, porque tive que amputar meu dedo, devido à necrose que tive. Também estou fazendo fisioterapia para receber minha prótese, que irá ajudar a me locomover, pois perdi parte de minha perna por causa da diabetes. Só tenho a agradecer, pois tenho tudo que é necessário para viver melhor”, contou.
A usuária Adailda Menezes de Oliveira, 42 anos, afastada há 11 anos pelo INSS por problemas de coluna e fibromialgia (dores musculares) elogiou o atendimento da unidade. “Sou acompanhada por enfermeiro, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, neurologista e ortopedista e estou satisfeita com os serviços e o atendimento dos profissionais. A unidade precisa de mais estrutura, porque a demanda é grande, mas já recebo cuidados importantes: como medicação e bons exercícios. Fora daqui iria demorar para eu ter uma consulta com o médico e nem sei se teria condições de comprar os materiais que preciso para viver com mais qualidade de vida”, afirmou satisfeita.
De 2009 a maio deste ano, 345 materiais já foram entregues aos pacientes, dentre cadeiras de rodas e de banho, andadores, calçados ortopédicos, muletas, órteses, próteses, dentre outros. Mais de 44 mil tratamentos intensivos de pacientes em reabilitação física foram realizados pela unidade durante o mesmo período.
O secretário da Saúde, Cássio Garcia, explica que mesmo diante de uma limitação de recursos, a gestão tem se esforçado para garantir mais qualidade de vida aos pacientes. “Muitas pessoas dependem do Cerpris para manter os cuidados necessários e viverem melhor, por isso os usuários recebem periodicamente os cuidados necessários durante o tratamento. Precisamos aumentar a oferta inserindo o município na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. O governo manterá o compromisso nesta área, pois a saúde é uma das prioridades para a atual gestão”, frisou.
O Cerpris é um centro que tem como objetivo a Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social dos portadores de deficiência física. A unidade especializada atende Juazeiro e os municípios da Macrorregião Norte da Bahia, realizando serviços ambulatoriais especializados para o diagnóstico, avaliação e tratamento.
São atendidas na unidade por equipe multiprofissional, pessoas com sequelas de doenças neurológicas de alta complexidade, como traumatismo raquimedular, amputados, AVC, paralisia cerebral, Microcefalia, doenças degenerativas, deformidades físicas para concessão, paraplegia, tetraplegia e síndromes.
A unidade atende das 7h às 19h e está localizada na Rua José Araújo, 205, bairro Santo Antônio. Para mais esclarecimentos sobre a rotina de inserção de usuários no serviço, ligar para o telefone (74) 3612 1866.