Em sua primeira visita ao Sertão neste ano, a bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi a Santa Maria de Boa Vista e constatou uma situação de descaso do Governo do Estado em relação à educação.
Após ouvir denúncias de moradores da região, os deputados Daniel Coelho, Betinho Gomes e Terezinha Nunes – todos do PSDB – foram à Escola Estadual Pau Brasil, localizada na zona rural do município. Lá, os parlamentares se depararam com salas de aula interditadas, correndo risco de desabamento, esgoto a céu aberto, ausência de funcionários e um rodízio de alunos.
A unidade de ensino abriga hoje cerca de 870 alunos. As duas turmas do Programa Travessia estão sem aulas por falta de local adequado – algumas salas, construídas em gesso, correm risco de desabar. O mesmo problema faz com que cerca de 140 alunos (o equivalente a cinco turmas) fiquem sem aula diariamente e participem de um sistema de rodízio.
“Conhecemos aqui uma nova modalidade pedagógica, a do rodízio de aula. Eu nunca tinha visto uma situação como esta. Não é à toa que Pernambuco tem um dos piores IDEBs do país, uma das piores redes estaduais de ensino de todo o Brasil. Estamos aqui mostrando o Pernambuco real, muito diferente da publicidade do Governo do Estado”, disse Daniel Coelho.(Com informações do Blog do Magno Martins)
(GRFM)