Realizada no final de semana a 33ª Festa do Colono do Perímetro de Irrigação de Maniçoba foi um sucesso de público, segundo seus organizadores.
A programação começou no sábado, com uma alvorada às três da manhã. Às seis o café da manhã teve como cardápio principal um caldo reforçado.
Às sete, no Núcleo Habitacional 1, foi realizado um desfile estudantil, seguido de um jogo de futebol entre as equipes de maniçoba e Bebedouro.
Às dez horas uma missa, reuniu as famílias dos produtores e autoridades políticas da região. Ao meio dia começou a ser servido um churrasco, seguido de apresentações musicais de Sérgio do Forró, Bandas Juras de Amor, Asas Livres e Tinho do Acordeon. No Núcleo Habitacional 2, a programação começou com outro churrasco, ao meio-dia.
Segundo Valter Matias, gerente do Distrito de Irrigação de Maniçoba (DIM), “o momento é de comemoração, pois embora tenha sido um ano difícil, o Maniçoba vem colhendo bons resultados, apesar dos momentos difíceis que nossa região tem passado, com essa grande estiagem”.
O Perímetro Irrigado de Maniçoba, localizado a 38 quilômetros da sede do município é composto por uma área de aproximadamente 12,5 mil hectares irrigáveis, sendo que deste total, 8,2 mil hectares são dotados de infraestrutura hídrica para atender a cerca de 375 lotes de agricultores familiares, pioneiros dentro do Perímetro, e mais 517 novos lotes agrícolas, já em funcionamento, sendo 48 pertencentes a empresas agrícolas de médio e grande porte, como Agrovale, Ebras, Brasil Uvas, Hortibon, Frutibon e Agrobraz..
O Maniçoba se destaca pela produção de manga, uva, coco, goiaba, mamão, maracujá e melancia, sendo que as mangas do tipo Tommy e Palmer são exportadas para a Europa. Para isso o perímetro dispõe de quatro Packing House em áreas empresariais e um em área de produtores familiares. Com essa estrutura, atualmente o Maniçoba arrecada por ano, segundo a administração do Distrito de Irrigação, cerca de R$ 4,5 milhões.
Para o representante do Núcleo Habitacional 2, João Alexandre dos Reis, “este foi um ano de sucesso, que a gente espera que se repita. Nós só temos a agradecer, principalmente à Codevasf, que sempre tem nos dado apoio, através do Distrito de Irrigação. Aqui no NH 2 somos mais ou menos 90 famílias que sobrevivem da agricultura irrigada, e precisam desse apoio”.
Para o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, “o trabalho que é realizado pela companhia é reconhecido por todos os produtores. A Codevasf tem uma grande participação nesses resultados que são comemorados hoje, e ela, através do Distrito de Irrigação, é uma das protagonistas desse desenvolvimento.”
O Perímetro Irrigado de Maniçoba fica a aproximadamente 32 Km da sede do município de Juazeiro, e segundo Valter Matias, do DIM, a Vila Santa Inês, localizada na entrada do perímetro, reúne cerca de 18 mil habitantes.