O aumento na produção de ovos, segundo os pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, pode permitir ao país uma ajuda no combate a fome, já que o ovo é um dos alimentos mais completos do ponto de vista nutricional e com custo baixo. O brasileiro consume em média, 84 ovos, quantidade considerada baixa diante dos padrões de consumo mundiais. Nos Estados Unidos, por exemplo, cada habitante consome 304 ovos por ano. Caso o consumo triplicasse no Brasil, muitos brasileiros superariam a desnutrição e milhares de produtores, entre eles os pequenos e médios que investem em ovos coloniais, seriam beneficiados com o aumento da produção.
A proposta de criação desenvolvida pela Embrapa, que permite que a aves fiquem soltas, requer pequeno investimento inicial e, mesmo sendo um modelo alternativo ao industrial, mantém as conquistas da avicultura moderna, como o controle sanitário. Entre as soluções desenvolvidas pelos pesquisadores da Embrapa está o uso da cerca elétrica na contenção das aves.
A proposta de produção de ovos é complementada pela Poedeira Colonial Embrapa 051. A galinha oferece uma produção bem superior às aves coloniais rústicas. Uma galinha colonial comum põe cerca de 80 ovos durante o período de produção. Já a 051 atinge de 280 a 300 ovos.
Nordeste Rural