Com o intuito de levar ao âmbito escolar as técnicas de primeiros socorros, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), deu início esta semana, ao Programa SAMU nas Escolas.
O programa visa realizar semanalmente palestras para os alunos adolescentes da rede municipal de ensino, com demonstrações de primeiros socorros. “Nosso foco principal é ensinar sobre as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, engasgo, queimaduras, afogamentos, entre outros, onde os alunos poderão realizar os primeiros socorros até a chegada do socorro”, explica o coordenador do SAMU de Petrolina, Tiago Acioly.
A Escola Municipal Nossa Sra. Rainha dos Anjos – CAIC, no bairro Cohab Massangano, foi a primeira escola a receber a visita da equipe do SAMU, composta por enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor. Na ocasião, 100 alunos da instituição tiveram conhecimento dos primeiros socorros, através de demonstrações, e dos equipamentos da equipe e ambulância do SAMU.
“Através dos adolescentes conseguimos passar as informações aos familiares e com a divulgação deles, o programa acaba atingindo toda comunidade. Dessa forma, damos continuidade a uma gestão humanizada preocupada com a saúde da população”, ressalta a secretária de Saúde de Petrolina, Lúcia Giesta.
Na próxima quarta-feira (31), às 15h, duas turmas do 9º ano, da Escola Municipal Santa Terezinha, situada no Dom Avelar, serão capacitadas pela equipe do SAMU. Ao todo serão visitadas dez instituições.
Texto: Gabriela Moura