Por Luiz Hélio/Secretaria de Desenvolvimento Social
A Gerência de Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social realizou nesta quinta-feira (26) a culminância do projeto “Nossa Cultura Nordestina”, do Projovem Adolescente de Juazeiro (PJA), com a participação dos núcleos do Tabuleiro, Itaberaba, João Paulo II, Malhada da Areia e Quidé, além dos núcleos do distrito de Maniçoba e do Clube dos Sargentos.
O evento, que reuniu alunos de todas as unidades do PJA, contou com a participação do secretario de Desenvolvimento Social Cisley Bandeira. Para Jussara Rego, gerente de Proteção Social Básica, o projeto atingiu o resultado proposto. “Conseguimos conscientizar os alunos sobre a necessidade de valorizar a nossa cultura, pois através da juventude poderemos mantê-la viva e mais forte”, destacou.
O projeto “Nossa Cultura Nordestina” trabalhou junto aos alunos do Projovem Adolescente atividades voltadas para o fortalecimento das raízes regionais. No salão do Clube dos Sargentos foram montadas barracas com o resultado dos trabalhos. Na culinária, comidas típicas como beiju, bolo de milho, paçoca e mingau de tapioca, além de exposição de indumentárias do vaqueiro e outros artesanatos nordestinos.
Na parte musical os alunos participaram de oficinas de xote e baião e apresentaram clássicos do cancioneiro do “Rei do Baião” Luiz Gonzaga. O adolescente Roberval Leite, do núcleo do Clube dos Sargentos, estava bastante entusiasmado com o que aprendeu no projeto. “Eu mesmo não conhecia muito a nossa cultura e através dessa atividade do Projovem passei a valorizar muito mais as coisas boas do nosso Nordeste. É muito importante conhecer a cultura da nossa região e estou muito feliz por ter participado”, exaltou.