Por Luiz Hélio/Seiasc
Artistas, estudantes, produtores e gestores culturais participaram nos dias 26 e 27 (sexta e sábado) da 4ª Conferência Municipal de Cultura de Juazeiro – Desafios do Sistema Municipal de Cultura. Após a leitura, propostas de alteração e aprovação do Regimento Interno, o professor Marcos Velasch palestrou sobre o tema.
“Nosso objetivo é esclarecer, de maneira simples e didática, as dúvidas a respeito do Sistema Municipal de Cultura. O que é, quem faz parte, quais as responsabilidades, as instâncias que compõem e qual a importância do sistema na fomentação da cultura do município”, explicou o palestrante. Esta edição da conferência contou com uma participação efetiva de jovens do ensino médio, como a estudante Ingrid Ritter, de 16 anos, que estava empolgada pela primeira experiência em conferências.
“Estou adorando, não tinha ideia que era tão enriquecedor participar de eventos como este. Além de aprendermos novos assuntos, ainda podemos ajudar a fortalecer a nossa cultura. Agora vou participar sempre”, ressaltou. Durante toda a tarde de sexta os participantes foram divididos nos grupos de trabalho dos eixos propostos pela conferência. No início da noite aconteceram as apresentações artísticas no Vaporzinho, com dança, recitais de poesia e performances teatrais, exposição de quadros, ciranda, Samba de Véio e shows musicais.
Já no sábado pela manhã foram apresentadas as propostas para aprovação e conclusão do diagnóstico que irá formatar o Plano Municipal de Cultura. “O resultado dessa conferência foi excelente porque conseguimos atingir o objetivo de traçar o diagnóstico cultural do município. Formamos também uma Comissão Pró-Plano composta por membros do governo e da sociedade civil para que até dezembro o nosso Plano seja concluído e assim possamos atender à determinação do MinC”, explicou Wellington Monteclaro, Gerente de Cultura.
Ainda segundo Welligton Monteclaro, além de concluir o Plano Municipal de Cultura, uma das exigências do Ministério da Cultura para que o município faça parte do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e no qual Juazeiro já está inscrito, a Comissão Pró-Plano também irá trabalhar na reestruturação do Conselho. A 4ª Conferência Municipal de Cultural elegeu 07 delegados para a Conferência Territorial e 01 delegado para a Estadual.
O secretário Cisley Bandeira falou sobre a importância da participação da sociedade nas conferências e elogiou a grande presença de jovens. “As conferências são os fóruns ideais para que cada segmento da sociedade possa pautar as respectivas demandas. Por isso senti falta de um número maior de artistas nessa conferência de cultura, mas por outro lado tivemos muitos estudantes e isso nos dá uma motivação ainda maior porque os jovens inspiram grandes transformações”, frisou.