O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Pernambuco (Sescoop/PE) realizou, na última terça-feira (23/07), mais uma edição do Curso Básico de Cooperativismo. Essa capacitação, que acontece periodicamente, contou com a participação de dois grupos pré-cooperativos, um deles da cidade de Glória do Goitá, além de alunos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Dentre os temas abordados, destacaram-se orientações à constituição, as características das cooperativas e a legislação aplicada ao segmento. A próxima capacitação acontece no dia 19 de agosto.
Tendo em vista o conteúdo abrangente do curso, ministrado por um técnico do Sescoop/PE e por um assessor jurídico, a demanda é crescente e novas turmas estão sendo sempre agendadas. A gratuidade da inscrição e do material didático também contribuem para a crescente demanda, já que, para participar, o aluno deve apenas entregar dois quilos de alimentos não-perecíveis. O curso tem carga horária de 8 horas e garante direito a certificado. A principal vantagem dessa capacitação é esclarecer as dúvidas de pessoas interessadas em ingressar no mercado de trabalho por meio de um empreendimento cooperativo.
Para Luciana Oliveira, enfermeira, o curso foi positivo. “Achei o curso maravilhoso. Eu já tinha uma certa noção sobre cooperativismo, mas mesmo para as pessoas que nunca ouviram falar de cooperativas é bem esclarecedor”, afirmou. Oliveira integra um grupo de profissionais que atuam na área de saúde e que desejam se organizar para atuar no mercado. A participação no curso objetivou ampliar o conhecimento do grupo e prepará-lo para os próximos desafios. “A ideia é criar uma cooperativa multiprofissional para o atendimento tanto hospitalar quanto domiciliar, mas o foco inicial são os cuidadores e técnicos qualificados”, frisou Oliveira.
A participante falou sobre a opção do grupo pela sociedade cooperativa “Escolhemos a estrutura de cooperativa porque nosso intuito é o crescimento do grupo. Não pensamos em uma empresa limitada, por exemplo, porque queremos beneficiar outras pessoas também. Além disso, com a nova lei do empregado doméstico, que engloba o cuidador, muitas pessoas tiveram que abrir mão dos profissionais em virtude dos custos do regime CLT. Queremos ser uma alternativa para que as pessoas continuem tendo acesso aos serviços daqueles profissionais”, concluiu.
Também participou do curso um grupo de trabalhadores rurais de Glória do Goitá, município localizado a 61 km do Recife. “Todo o grupo gostou bastante do curso. O conteúdo, a dinâmica e os processos interativos com grupos heterogêneos foi interessante”, afirmou Maurício Castanha da Silva, um dos representantes do grupo pré-cooperativo no curso, que conta com a participação de 86 famílias na produção de diversas culturas agrícolas, a exemplo de abacaxi, macaxeira, milho, feijão e hortaliças em geral. “Queremos agora enviar mais pessoas para o curso. Tínhamos uma expectativa e ela foi superada”, frisou Silva.
O próximo passo do grupo agora é visitar cooperativas que atuam no mesmo Ramo e nas proximidades do município. O objetivo é conseguir subsídios para a elaboração do estatuto da cooperativa, que deverá ser criada para comercializar os itens atualmente produzidos pelos trabalhadores rurais. “Vamos nos reunir esta semana para definir duas ou três cooperativas que desejamos visitar”, concluiu Maurício Silva. O curso básico de cooperativismo integra o calendário de capacitações do Sescoop/PE. Inscrições e outras informações: (81) 3032-8300.
Vanessa Souza