O presidente americano Barack Obama se reuniu nesta terça-feira (300 com os negociadores israelenses e palestinos, no dia seguinte ao reinício das negociações de paz em Washington, anunciou um funcionário da Casa Branca.
O presidente “se reúne como os principais negociadores dos dois campos esta manhã”, indicou à AFP sob condição de anonimato.
A reunião acontece após palestinos e israelenses realizarem suas primeiras conversas acerca do estabelecimento da paz na região em três anos, nesta segunda-feira (29). O encontro ocorreu após um esforço do secretário de Estado dos EUA, John Kerry, que espera que as partes terminem o conflito, apesar de suas diferenças.
Obama já havia elogiado a retomada das negociações. Nesta segunda, ele pediu para que as duas partes tratem as conversações com honestidade e boa fé.
“O mais difícil ainda está por vir nestas negociações, e espero que tanto israelenses quanto palestinos tratem estas negociações com boa fé, com determinação e interesse”, declarou o presidente dos EUA em um comunicado.
As negociações diretas de paz entre israeleneses e palestinos devem durar 9 meses, segundo o Departamento de Estado dos EUA.
(G1)