A Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED) terá novo secretário a partir dessa quarta-feira (31). O deputado João Carlos Bacelar (PTN) deixa a mesa, que passa a ser ocupada pelo ex-prefeito de Juazeiro pelo PDS, e ex-deputado pelo extinto PFL, Jorge Khoury Hedaye (DEM).
Segundo a nota, Bacelar pediu para sair do cargo e “retomar o mandato na Assembléia Legislativa”. No documento, o prefeito ACM Neto classificou Bacelar como “parceiro e amigo que trabalhou com afinco e competência no exercício do cargo”.
No dia 17 de julho, o Tribunal de Contas do Município multou João Bacelar e o ex-prefeito de Salvador, João Henrique, foram multados em R$ 30 mil por suspeitas de irregularidades em contratos.
No fim da tarde desta terça-feira, o agora ex-secretário divulgou comunicado em que apontou “avanços significativos” realizados na educação do município durante o período que esteve à frente da pasta. “O nosso projeto se baseava em cinco pilares: a valorização e qualificação de professores e servidores, a requalificação da rede física, a reorganização administrativa e financei-ra da secretaria, a implantação de novas tecnologias de ensino e a integração famí-lia-escola, que entendemos como decisiva para o bom rendimento do aluno”, justificou.
Bacelar agradeceu ao prefeito ACM Neto pelo apoio e ainda comentou as manifestações que tomaram as ruas da capital baiana nos últimos dias. “Os movimentos que foram para as ruas trouxeram um reordenamento e uma nova agenda a ser discutida com a sociedade, colocando a educação como uma das prioridades das reivindicações. Tudo isso me motiva para dar continuidade ao trabalho de colocar a educação em primeiro lugar”, concluiu.
Khoury assume
Jorge Khoury Hedaye assume a nova função em cerimônia na quarta-feira (31), na Secretaria. Ele já foi secretário de Estado nas áreas de Indústria, Comércio e Mineração e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Ele também presidiu a Companhia de Transporte de Salvador (CTS), antes do órgão ser assumido pelo governo estadual.