Hoje e amanhã (08 e 09) está sendo promovida a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social de Petrolina, no auditório da Faculdade de Ciências Sociaid e Aplicadas de Petrolina (Facape). Com uma programação que se inicia de manhã e vai até o fim da tarde durante os dois dias, representantes da Controladoria Geral da União em conjunto com a Controladoria municipal organizarão palestras e rodas de discussão acerca de uma maior participação popular no acompanhamento dos gastos públicos.
A conferência é de abrangência nacional, mas precisa acontecer nas esferas municipais ou regionais e estaduais até que possa culminar no encontro em Brasília, entre os dias 18 e 20 de maio de 2012. Petrolina é a segunda cidade no estado de Pernambuco a realizar a encontro.
“É a primeira conferência nacional em gestão pública, mas muitas outras virão pela frente. Esta ocorre num momento bastante apropriado, pois estamos num período em que a sociedade do século 21 começa a se mobilizar no combate a corrupção, organizando marchas em diversas regiões do país. E a conferência vem com este papel de tornar as pessoas mais conscientes do seu papel no acompanhamento e controle da gestão pública”, comenta o representante da Controladoria Geral da União, Adalberto Lopes.
Para o controlador geral do município, Josaias Santana, Petrolina vive um momento ímpar na história da administração pública. “Buscamos com a conferência a plenitude da democracia. É a participação em absoluto da sociedade nas discussões que são inerentes à gestão pública”, defende.
Participação de todos os seguimentos sociais
O controlador do município explica que, para contemplar o maior número de representantes da e atender ao quesito de democracia participativa, representantes de diversos seguimentos sociais foram convocados a participar da conferência. Federações, associações, sindicatos, dirigentes, conselhos de políticas públicas, entidades representativas de classes e a imprensa regional devem estar presentes no encontro.
“Nós entendemos que a divulgação em mídia, o trabalho que foi feito no site, com diversos convites que foram enviados para as instituições, nós poderemos contar com a participação de todos. Isso é que vai engrandecer o debate e melhorar a qualidades das propostas que serão elaboradas na conferência”, destaca Josaias Santana, garantindo que, pela metodologia do evento, aproximadamente 60% da sociedade civil estará sendo representada.
A dinâmica da conferência
Ao todo, quatro conferencistas estarão organizando as palestras e discussões por eixo temático com o público presente. No último dia de evento, os grupos farão a seleção das melhores propostas apresentadas e discutidas pelo público da conferência, além de Escolher os delegados municipais para participar da etapa estadual, que deve ocorrer em abril do próximo ano.
Acompanhe a programação completa do evento abaixo:
Programação
Dia 08 (Terça-feira)
09h – Credenciamento
10h – Abertura oficial, com explanação dos eixos temáticos a serem palestrados por representantes da CGU – Controladoria Geral do Município, Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e Ministério Público.
12h – Encerramento das atividades
Dia 09 (Quarta-feira)
08h às 12h – Elaboração das propostas/diretrizes
12h às 13h30 – Intervalo para almoço
13h30 às 15h – Priorização das propostas
15h às 16h30 – Eleição dos delegados
A partir das 16h30h – Plenária final, com exposição das propostas priorizadas e delegados eleitos.
Por Ricardo Alves
Fotos: Cristina Duarte