Com o objetivo de traçar ações conjuntas para os bairros João de Deus, José e Maria, São Gonçalo e a comunidade Serrote do Urubu, os articuladores sociais da Estação Governo Presente se reuniram com a equipe do 5º Batalhão da Polícia Militar em Petrolina, que está sob o comando do Tenente Coronel Henrique Senna.
No encontro, os técnicos e a equipe do programa Polícia Amiga trocaram informações sobre as demandas de cada bairro, os relatos apresentados pela equipe de campo e as ações a serem implementadas em cada área. Os bairros são considerados Território Especial de Cidadania (TEC) no programa Governo Presente.
Francis Teonília, gestora da Estação Governo Presente, ressalta que as ações planejadas e formatadas para essas áreas são articuladas entre as instituições federal, estadual e municipal. “ As ações são pensadas a partir das demandas apontadas pela comunidade e pactuadas com as instituições. O trabalho começa a acontecer com o envolvimento da população e dos vários parceiros, inclusive de empresas privadas”.
Para o comandante Henrique Senna, o programa Polícia Amiga, implantado no bairro João de Deus, por exemplo, tem a finalidade de aproximar a polícia da comunidade e reforçar uma cultura de paz em bairros vitimas da violência.
“Estamos começando pelo João de Deus. O objetivo é se aproximar da comunidade. Conhecer sua realidade e suas necessidades. Nossa abordagem é preventiva. Queremos preservar vidas, minimizando os homicídios e também combatendo o crime”, afirma Senna.
Os articuladores sociais do programa Governo Presente mais a equipe de campo comunitário do 5º BPM vão trabalhar em conjunto, cada qual em sua especificidade e mantendo uma agenda interligada às áreas que envolve cursos, palestras entre outras atividades.
(GRFM)