O senador José Sarney (PMDB-AP), 83 anos, recebeu alta do Hospital UDI, em São Luís, por volta de 7h30 desta quarta-feira (31). De acordo com informações da família do político, ele está a caminho de São Paulo em um avião particular, onde deve dar continuidade ao tratamento de um “processo infeccioso pulmonar agudo” no Hospital Sírio Libanês.
Ainda, segundo a família, Sarney viaja acompanhado da esposa e de um médico que participou do tratamento em São Luís.
A assessoria do Hospital UDI disse que não vai emitir novo boletim médico sobre o estado de saúde do político, que estava internado desde a madrugada de domingo (28). Boletim médico divulgado nesta terça-feira (30) informou que ele já havia apresentado melhora clínica após dois dias de internação.
De acordo com a assessoria de imprensa do senador, ele foi levado para o hospital após sentir-se mal durante o casamento de uma neta. Os assessores informaram que o próprio Sarney, “por precaução”, optou por ficar no local, onde fez exame de sangue e um raio-X .
O primeiro boletim médico divulgado no domingo (28) deu conta de que exames iniciais laboratoriais, clínico e de imagem não apontaram “alterações significativas” na saúde do parlamentar. No entanto, novo boletim divulgado na manhã de segunda-feira (29) informou que o político permaneceria “internado até a sua completa recuperação” e que havia sido detectado “processo de infecção pulmonar agudo”.
Em maio deste ano, Sarney foi levado para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal após sentir dores no peito. Ele foi liberado pela equipe médica logo depois de passar por exames.
No ano passado, ele ficou internado em São Paulo após ter corrido risco de um infarto. Na ocasião, fez exames que detectaram o entupimento de uma artéria e foi submetido a um cateterismo seguido de uma angioplastia.
Sarney, que foi presidente do Senado e presidente da República, completou 83 anos em abril deste ano.
(G1)