Na última terça-feira (30), estudantes do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realizaram palestra e dinâmica educativa no Colégio da Polícia Militar, em Juazeiro, com o intuito de conscientizar jovens e adultos da responsabilidade que possuem com a proteção do meio ambiente.
A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Estratégias de Acesso Social à Legislação Agroambiental”, criado através da atuação conjunta entre professores e estudantes dos cursos de Direito e Agronomia do DTCS. O objetivo das ações é facilitar a compreensão das leis brasileiras que tratam sobre o tema meio ambiente através de cartilhas, seminários, vídeos e palestras.
O estudante Mahatma Almeida é um dos monitores do projeto e acredita que quando o cidadão se torna consciente do que é legislação, ele fiscaliza inclusive os crimes ambientais. A perspectiva do projeto também é de contribuir para que a proteção da natureza se torne um hábito cotidiano na vida das pessoas.
As associações, escolas e demais entidades da sociedade civil que tenham interesse em levar informações sobre o Direito Ambiental para as suas comunidades através das palestras e seminários, devem entrar em contato com o Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (CAERDS) da Universidade, através do telefone: (74) 3611-7363 ramal 270.
O projeto – Coordenado pelos professores do DTCS, Jairton Fraga e Ivanildo Lima, o projeto de “Estratégias de Acesso Social à Legislação Agroambiental, como Mecanismo de Proteção aos Bens de Uso Comum” está sob a responsabilidade do DTCS e do CAERDS. O projeto começou a ser implantado no início de 2013 e tem o intuito de possibilitar o acesso à legislação ambiental para a população e os segmentos organizados da sociedade civil.
Crédito das fotos: CAERDS
Crédito do texto: Luna Layse – estagiária do Núcleo de Comunicação/DTCS