Com o objetivo de evitar o registro de casos de Raiva Humana transmitida por cães e gatos, acontece neste sábado (12) a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina em Casa Nova. A ação acontece até o próximo dia 23.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Solon Xavier, a meta é vacinar 100% da população canina e felina de Casa Nova. Para isso, os proprietários de cães e gatos devem procurar os postos de vacinação mais próximos de sua residência, portando o cartão de vacinação do seu animal de estimação.
A doença – Caracterizada por ser uma doença infecciosa aguda, que uma vez instalada é sempre fatal, já que não há tratamento específico para ela. A raiva humana é causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso de animais domésticos ou selvagens, a exemplo de cães, gatos, macacos, morcegos e do homem.
A transmissão da doença ocorre pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, por meio de lesão da pele do novo hospedeiro, a exemplo de uma arranhadura, mordida ou lambida do animal doente. Diante desta realidade, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Maria do Livramento Freitas, alerta que, “em caso de agressão por cães, gatos e outros animais, a pessoa exposta deve ser orientada a lavar o ferimento com água e sabão, além de procurar imediatamente assistência médica”.
É importante notificar e investigar o caso de atendimento anti-rábico humano, monitorar o tratamento adequado e oportuno e recolher os animais errantes. A vacinação é o principal instrumento de controle da doença, já que ela impede que o vírus atinja o ser humano e provoque óbitos.
Confira os locais de atendimento:
Centro de Saúde
Escola Eulália Passos
Escola Solon Xavier
Escola Julia Borges
Posto de Saúde da Vila Massú
Escola Jóia de Cristo (Vila Azul)
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Casa Nova
Santana do Sobrado
Bem Bom
Pau a Pique