O novo Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos Profissionalizantes do ministério da Educação, o SISUTEC, está com inscrições abertas. Até o dia 12 deste mês, os estudantes que concluíram o Ensino Médio e fizeram o ENEM, no ano passado, vão poder concorrer a mais de duzentas e trinta e nove mil vagas em escolas de educação profissionalizante de todo o País. As vagas são, em sua maioria, para os cursos de Tecnologia da Informação, Saúde, Indústria e Turismo. O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, explica que o Brasil está investindo no ensino profissionalizante para garantir à população mais oportunidades no mercado de trabalho.
“Historicamente, o Brasil ao contrário, por exemplo, da Europa e Estados Unidos não desenvolveu o ensino profissionalizante. Então, nós estamos correndo atrás do tempo que nós perdemos. Tem muito emprego, melhora o desempenho no mercado de trabalho, as pessoas têm mais oportunidade de se desenvolver, melhor remuneração e é uma alternativa a mais para quem faz o ENEM.”
Os estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ou em particulares como bolsistas integrais vão ter 85 por cento das vagas. A primeira chamada dos aprovados do SISUTEC vai ser no dia 14 de agosto. A matrícula nos dias 15 e 16. No dia 19, o ministério da Educação vai divulgar a segunda chamada de selecionados para efetivarem a matrícula no dia 20. Os cursos vão durar de um a dois anos, com início entre os dias 22 de agosto e 21 de outubro. Para concorrer a uma das vagas do sistema, o interessado deve acessar o site www.sisutec.mec.gov.br.