Denomina-se ‘pressão arterial’ a força utilizada pelo coração para bombear o sangue para todas as partes do corpo humano. Quando o corpo humano está sujeito a altos níveis de estresse; consumo de bebidas alcoólicas e o uso excessivo de sal e gorduras, o sangue passa a ser bombeado pelo coração com maior força, o que causa a doença denominada “hipertensão arterial” ou “pressão alta”.
De acordo com especialistas, quando a pressão, que pode ser medida através do tensiômetro, está acima de 13×8, ela inspira cuidados. Caso contrário, o indivíduo pode ser acometido por um acidente vascular cerebral (AVC), infarto, insuficiência renal ou até mesmo morte súbita.
Há um tempo, a hipertensão era considerada “enfermidade de gente mais velha”, acima dos 40 anos. No entanto, de acordo com o médico Clínico Geral, Robermilson Santana, do posto Saúde da Família, “em Juazeiro, e em praticamente todo o mundo, esse mito não existe mais. Hipertensão é doença para todas as idades. Os casos estão cada vez mais comuns entre pessoas novas. O que se vê são jovens muito abaixo dos 30 anos que já possuem picos de pressão alta e até mesmo hipertensão”, enfatiza o médico.
Estresse e má alimentação
O médico Robermilson explica ainda que a hipertensão precoce entre jovens tem sido causada pelo estresse e pelos maus hábitos alimentares.
“A sociedade de hoje pressiona o jovem a buscar independência financeira cada vez mais cedo. Para isso, ele precisa intensificar a rotina de estudo e trabalho, o que ocasiona o estresse e quando somado à má alimentação e à falta da prática de um exercício físico, as coisas pioram. O jovem acaba adquirindo hipertensão”, frisou.
O promotor de vendas Cristiano Gonçalves (23), “sentiu na pele” as consequências de uma rotina agitada. Ele conta que começou a trabalhar aos 20 anos para ajudar a mãe e que passou a conciliar a rotina agitada de trabalho com o estudo, que acabaram lhe ocasionado a hipertensão arterial.
“Um dia, devido à correria e má alimentação, senti fortes dores de cabeça e náuseas. Fui ao médico e descobri que estava com a pressão alta, foi quando passei a tomar remédio para mantê-la controlada”, conta o promotor.
Diagnóstico e tratamento
A hipertensão é considerada perigosa por não possuir sintomas tão visíveis quanto outras doenças. Sendo considerada assim, uma enfermidade silenciosa.
Os sintomas mais comuns são: dores de cabeça, cansaço, enjoos, falta de ar, tonturas e sangramentos nasais.
O Clínico Geral Robermilson Santana alerta que para se diagnosticar a doença, é necessário não confundir “hipertensão” com “picos de pressão alta”. “Ás vezes a pessoa ficou nervosa por algum motivo e a pressão subiu. Isso significa que houve um pico de pressão alta. Já a hipertensão, é quando a pessoa fica por dias com a pressão arterial elevada e só abaixa com o uso de remédios”, esclarece.
Robermilson pontua que três passos são essenciais para evitar a doença. “Diminuir o estresse, ter uma alimentação saudável, à base de frutas, verduras e legumes e ter uma atividade física regular são fundamentais para evitar a hipertensão”, concluiu.
Por Kelly Ferreira