Teatro, cinema, dança, música e uma cena Bacante com direito a festa. A última sexta-feira da 9ª edição da Aldeia do Velho Chico – Festival de Artes do Vale do São Francisco, promete uma vasta e diversificada programação com atrações distribuídas pelo centro e em alguns bairros da cidade.
O movimento começa às 16h, no Teatro do Sesc Petrolina com a Trupe de Truões, de Uberlândia – MG, apresentando o espetáculo do projeto Palco Giratório, Simbá, o Marujo. Uma história de aventuras em reinos fantásticos, onde o marujo enfrenta monstros, aves e serpentes gigantescas. Na seqüência, as atenções se voltam para a quadra Poliesportiva da Cohab VI, onde o público poderá assistir, a partir das 19h, ao filme curta metragem, Muganga, de Olinda – PE e ao espetáculo de dança, Do Terrêro de Salu, com a Cia Balançarte, de Petrolina – PE. A atração seguinte é o show Afinidades, com Marcone Melo, que vai apresentar um repertório de músicas autorais e de alguns artistas da MPB, mesclando com poesias de diversos gêneros, tradicionais e contemporâneas.
Enquanto isso, de volta à Sala de Dança do Sesc Petrolina, o Coletivo Trippe apresenta às 20h, o espetáculo No Caminho das Alimentadeiras. Uma encenação que teve como mote as Alimentadeiras de Alma do Vale do São Francisco, a partir da manifestação de fé e devoção às almas dos Penitentes, durante o período da Semana Santa.
Ainda nas dependências do Sesc Petrolina, o público poderá acompanhar às 21h, no Terraço da Galeria a Mostra Sonora Brasil. Cantando a vida social, o trabalho e as crenças religiosas dos quilombolas, o Samba de Cacete, da região de Cametá (PA), será apresentado pelo grupo Samba de Cacete da Vacaria. Um costume que vem da solidariedade e da união de forças entre a comunidade, que se ajuda sempre que um precisa do outro para executar uma tarefa.
E para fechar a noite desta sexta-feira, uma grande confraternização entre artistas, equipe e público do Aldeia do Velho Chico. É a Cena Bacante, com o Coletivo Canibal Vegetariano. Começando às 23h, na Associação dos Moradores da Areia Branca, a festa http//Aldeia@canibal.com.br, promete muita descontração e uma celebração em que o virtual e o real se confundem na possibilidade de interação entre tecnologia e cultura.
Movimentando Petrolina e região desde o último dia 2, a 9ª edição da Aldeia do Velho Chico, prossegue até o domingo (18). O encerramento da programação será às 19h, quando se apresentam no Terraço da Galeria Ana das Carrancas, o Baque Opará, Samba de Véio e a Mostra Sonora Brasil. Antes porém, no sábado, o tradicional Virarte antecipa as cerimônias do adeus à 9ª Aldeia do Velho Chico com 12 horas de atividades ininterruptas nos diversos espaços do Sesc Petrolina.
CLAS Comunicação & Marketing