Um novo olhar sobre o Velho Chico. Com a exposição Rio São Francisco, um rio brasileiro, que será aberta à visitação, a partir de amanhã (11), no Mezanino do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, a Funarte e o estilista Ronaldo Fraga convidam o público a redescobrir a cultura e a beleza do Velho Chico.
A mostra é dividida em dez ambientes, com arte contemporânea, vídeo, instalações interativas e moda. Entre os destaques, um vídeo gravado e dirigido pelo ator Wagner Moura.
O documentário é sobre a cidade de Rodelas, na Bahia, onde o ator foi criado, e que foi inundada, quando ele ainda era criança, para a construção de uma hidrelétrica. Em outro espaço, “Lendas do rio”, vestidos musicais ecoam a voz de Maria Bethânia declamando o poema “Águas e Mágoas do Rio São Francisco”, de Carlos Drummond de Andrade.
Com entrada gratuita, a exposição retrata a cultura do povo ribeirinho e a beleza da arte popular.
O projeto nasceu em 2008, quando Ronaldo Fraga percorreu o São Francisco, a bordo do histórico Benjamim Guimarães – último barco a vapor em atividade no mundo. Nas diversas viagens, reuniu informações, imagens, referências e lendas de caixeiros viajantes e de moradores da região.
Além de inspirar uma das coleções do estilista, que levou o tema à passarela da São Paulo Fashion Week (2008), a magia do São Francisco foi transportada também para essa exposição, que já passou por duas capitais: Belo Horizonte, em 2010; e São Paulo, em abril de 2011; e agora chega ao Rio.