Codevasf apóia atividades agrícolas no norte da Bahia

Promover a estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social é uma das missões da Codevasf em suas áreas de atuação nos vales dos rios São Francisco, Itapecuru e Mearim. Para isso tem procurado apoiar essas atividades com ações efetivas que promovam o desenvolvimento regional.

Através de emendas parlamentares a companhia vem realizando no norte da Bahia, através da 6ª superintendência regional, sediada em Juazeiro, a doação de equipamentos agrícolas para diversas associações daquela região.

Uma das beneficiadas recentemente foi a Associação dos Produtores Rurais do Vale do rio Curaçá – APROVIC, cuja sede está localizada na Fazenda Lagoa do Padre, no distrito de Pinhões. O superintendente regional da Codevasf, Emanoel Lima e o presidente da associação, Rubenilson Carvalho Souza, assinaram o Termo de Doação que transfere para a entidade equipamentos agrícolas avaliados em mais de R$ 95 mil.

Foram doados um trator e uma carreta agrícola, um arado reversível, uma grade niveladora e uma roçadeira. Com este equipamento a associação deve atender a cerca de 180 associados, além de outros 60 pequenos produtores, com a realização dos trabalhos necessários para a produção agrícola.

Durante o ato de assinatura do Termo do Doação, realizado na localidade de Pinhões, com a presença de autoridades políticas e representantes de entidades de classe, o presidente da APROVIC, Rubenilson Carvalho Souza, agradeceu à Codevasf, que através de emenda parlamentar da Senadora Lídice da Mata, trouxe para a comunidade essa benfeitoria.

Na oportunidade, o superintendente regional Emanoel Lima, reafirmou o compromisso da instituição em promover o desenvolvimento regional e ainda apoiar as entidades representativas com o objetivo de minimizar as dificuldades causadas pelo longo período de estiagem pelo qual passa toda a região norte do estado.

Outras doações

Os equipamentos doados pela Codevasf devem ser usados em benefício das entidades contempladas, e em atividades de interesse social, sem fins lucrativos e que promovam o desenvolvimento regional.

Várias outras associações receberam benfeitorias semelhantes, todas oriundas de emendas parlamentares, entre elas:

Entidade Valor Nº Beneficiados

Associação dos Moradores dos Povoados de Torrões, Campinho, Velame e Carrasco – Campo Formoso 59.607,69

260 famílias

Associação de Ação Comunitária dos Produtores de Alagadiço dos Cruzes e Boa Vista – Campo Formoso 59.607,69 170 famílias

Associação de Produtores Rurais de Terra Vermelha e Localidades Vizinhas – Casa Nova 59.607,69 360 famílias

Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Lagoa dos Currais – Remanso 64.679,49 180 famílas

Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Estacada – Remanso 64.679,49 310 famílias

Associação Santana de Agricultores de Sobradinho – Sobradinho 119.689,91 340 famílias

Associação dos Agricultores do Projeto Itapera – APROPRI – Sento Sé 3.000,00

250 famílias

Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais da Caraíba – Campo Formoso 38.797,00 300 famíllias

APROPI – Associação dos Produtores do projeto Itapera – Sento Sé. 23.479,00 180 famílias

Associação Comunitária Rural Comunidade Maia – Macururé 185.990,00

350 famílias

Associação Produtiva e de Pequenos Produtores do Povoado Volta de Baixo – Campo Alegre de Lourdes 66.470,07 160 famílias

Prefeitura Municipal de Juazeiro/Bahia 6.556,68 730 famílias

Associação dos Pequenos Produtores de Jatobazinho – Remanso 79.017,17 250 famílias

União das Associações Comunitárias de Remanso – UNACORE – Remanso 60.330,13 300 pessoas

Associação dos Agricultores e Agricultores Familiares de Casinha, Três Irmãos e Arredores – Remanso 92.824,00 280 famílias

Associação dos Produtores do Projeto Itapera – APROPI – Sento Sé 41.574,00 230 famílias

Associação de Moradores do Povoado de Quixabá – Glória 95.429,00 180 famílias

Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Barrocão de Baixo – APRBB – Jacobina 95.429,00 300 famílias

Esses benefícios são antigas reivindicações das associações, cooperativas e entidades rurais, que só puderam ser adquiridas e entregues graças a emendas de parlamentares baianos, entre eles;

PARLAMENTAR VALOR DAS EMENDAS

Deputado Aleluia Emenda 2010 – 169.735,28

Deputado Félix Mendonça Emenda 2010 – 129.358,98

Deputado Zezéu Ribeiro Emenda 2011 – 119.689,91

Deputado Erivelton Santana Emenda 2012 – 185.990,00

Dep. Emiliano José/Afonso Florense Emenda 2012 – 95.429,00

Senadora Lídice da Mata Emenda 2012 – 95.429,00

Outras doações de equipamentos estão previstas para serem realizadas até o final deste ano. Segundo Emanoel Lima, “estamos viabilizando o mais rápido possível o andamento dos processos de doação, para que as entidades contempladas recebam o quanto antes estes benefícios, e possam melhorar a vida de seus associados.”

Zilton Martins Cezar

Assessoria Regional de Comunicação e Promoção Institucional

Codevasf – 6ª SR

Juazeiro/BA

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo Lula decide não adotar horário de verão em 2024

post-image

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (16), que o horário de verão não será retomado neste ano. A decisão foi tomada durante reunião que avaliou os impactos econômicos e energéticos da medida.

Segundo o governo, o benefício econômico da mudança de horário não justifica a sua adoção, sendo mantido o horário convencional em todo o país. O ministro havia dito anteriormente que a medida só seria adotada se fosse “estritamente necessária”.

O que aconteceu

Governo desiste do retorno do horário de verão. De acordo com Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, houve zelo e cuidado ao fazer esse debate. Especialistas se reuniram dez vezes nos últimos 45 dias para tratar do do assunto. “Chegamos à conclusão de que não há necessidade para este verão. Temos a segurança energética assegurada. É o início de…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Jerônimo promete pleitear com Lula investimentos para Juazeiro

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta quarta-feira, 16, que deve continuar pleiteando investimentos para Juazeiro junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A cidade será gerida a partir de janeiro de 2025 por Andrei da Caixa (MDB).

Jerônimo citou as obras realizadas no município e frisou a importância da parceria com o governo federal.

“Existem ações de infraestrutura acontecendo, as nossas escolas todas de Juazeiro estão ou já novas, ou modernizadas, o hospital está quase pronto, com ampliação de serviços que não eram de alta complexidade fornecidos. Em parceria com o governo federal, estamos fazendo a passagem urbana, viadutos dentro da cidade, aquela pista é ruim demais. Vamos continuar pleiteando com o Lula mais investimentos em infraestrutura, e no nosso caso, a iluminação de uma avenida, fora os investimentos”, iniciou Jerônimo.

Política

Tebet diz que ‘chegou a hora’ de revisar a estrutura de gastos do Brasil

post-image

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que o momento é de discutir medidas de revisão de gastos estruturantes que a “política permite”, ainda que não sejam ideais ou da forma como a equipe econômica gostaria de tocar. Os assuntos deverão tramitar via Proposta de Emenda Constitucional (PEC) ou projeto de lei ordinária.

“Essa é a segunda etapa. É aquela que a política permite, que o momento político permite, lembrando que nós estamos há praticamente dois meses e meio do final do ano legislativo. Vamos colocar na mesa políticas públicas ou revisão de gastos que possam algumas começar e serem aprovadas até o final do ano e outras que começarão o debate este ano e que poderão ser aprovadas, se for vontade do Congresso Nacional, no primeiro trimestre, primeiro…

Read More
Relevantes Sem Categoria

Produção de grãos terá crescimento recorde de 8,3%, prevê Conab

post-image

Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção de grãos no Brasil terá crescimento recorde de 8,3% na temporada 2024/25, chegando a 322,47 milhões de toneladas. Se confirmado, o resultado representa acréscimo de 24,5 milhões de toneladas na comparação com o ciclo anterior.

A projeção consta do 1º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado nesta terça-feira (15). Em termos de área, o crescimento estimado é de 1,9%, totalizando 81,34 milhões de hectares a serem utilizados nesta safra.

Segundo a Conab, a área destinada à produção de arroz é 9,9% maior do que a utilizada no ciclo anterior. Essa alta foi percebida em todas as regiões do país, sendo de forma mais intensa no Centro-Oeste (33,5%) e no Sudeste (16,9%).

“Só em Mato Grosso, os produtores vão destinar mais de 133…

Read More
Juazeiro Política

Prefeito eleito, Andrei cumpre extensa agenda em Salvador buscando investimentos e parcerias para transformar Juazeiro

post-image

O prefeito eleito, Andrei Gonçalves (MDB), iniciou a semana com uma série de importantes reuniões em Salvador, nesta segunda-feira (14), buscando parcerias estratégicas para alavancar o desenvolvimento da cidade. Acompanhado de seu vice, Tiano Félix (PT), dos deputados estaduais Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PV), Andrei esteve na SEINFRA, CAR, Secretaria de Educação e CERB, onde tratou de temas fundamentais para o futuro de Juazeiro.

Nas reuniões, foram discutidos projetos para melhorar a infraestrutura da cidade e da zona rural, agricultura familiar e a educação do município. Entre as pautas prioritárias estavam a obra da estrada do Salitre, a recuperação das estradas de Itamotinga e Maniçoba, além da pavimentação na sede e na zona rural. “Vamos trazer de volta o bem-estar para quem vive no campo e precisa de estradas melhores para trabalhar e transportar seus produtos,” afirmou Andrei.

Política Relevantes

Quinto voo da FAB com 220 repatriados do Líbano chega a SP

post-image

O quinto voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que resgatou brasileiros do Líbano pousou às 6h06 da manhã desta segunda-feira (14) na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos. Estavam a bordo 220 repatriados e dois animais de estimação, no voo que integra a Operação “Raízes do Cedro”, coordenada pelo governo federal.

Iniciada em 2 de outubro, a operação já repatriou um total de 1.105 brasileiros e 14 animais de estimação do Líbano. Segundo a FAB, também foram transportadas 43 toneladas de donativos, como insumos hospitalares e cestas básicas, para ajudar vítimas no Líbano.

A logística de repatriação envolve o uso de aeronave e de servidores da Força Aérea Brasileira e um intenso trabalho de articulação do Itamaraty. Segundo o governo federal, a comunidade brasileira no Líbano tem cerca de 20 mil pessoas, dos…

Read More
Política

Lula sanciona Acredita, que concede crédito a empreendedores

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou projeto de lei que institui o Acredita no Primeiro Passo.

O programa é uma iniciativa do governo federal que oferece linhas de crédito para pequenos empreendedores. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União da quinta-feira (10).

Entre as propostas para os empreendedores previstas no Acredita está a criação do Programa de Crédito e Financiamento de Dívidas de Microempreendedores Individuais e Microempresas (Procred 360), que concede crédito a MEIs e microempresas.

O programa também institui o Desenrola Pequeno Negócio, que permite a renegociação de dívidas de MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte com instituições financeiras. A medida busca beneficiar empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e dívidas em atraso há mais de três meses.

Política Relevantes

Lula sanciona Lei do Combustível do Futuro

post-image

O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (8), a Lei do Combustível do Futuro. O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional em 11 de setembro, e sancionado nesta terça, durante a feira Liderança Verde Brasil Expo, na Base Aérea de Brasília.

A norma estabelece regras para a expansão da produção e do uso de biocombustíveis como biodiesel, etanol, biometano, diesel verde e SAF (aviação). A proposta 5216/2023, de autoria do deputado Otto Alencar Filho (PSD/BA), foi incluída no texto final.

De acordo com o deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA), a lei é importante porque vai contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa. “Dessa forma, o país vai conseguir cumprir as metas propostas pelo Brasil no Acordo de Paris. Além disso, também vai ajudar a reduzir a elevada dependência do Brasil…

Read More