A Equipe de fiscalização do setor de Postura da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública de Juazeiro tem realizado blitz semanais com o objetivo de eliminar os entulhos expostos nas vias e logradouros públicos da cidade. A ação realizada periodicamente, busca orientar a população quanto à permanência dos restos de construções particulares e resíduos sólidos que obstruem as ruas da cidade.
O trabalho atende a um cronograma semanal e na última semana, as equipes estiveram na área central de Juazeiro, onde foram identificados 124 locais com lixo, entulho, material de construção, areia ou brita obstruindo a via pública. Os responsáveis notificados foram aconselhados pela equipe de postura a retirar o entulho em 24h.
O gerente de postura, Péricles de Jesus, lembra que não obedecendo ao prazo de 24h para a retirada do entulho, haverá multa inicial de R$ 45,31, valor este que ainda pode chegar até R$ 724,96 em caso de reincidência. A ação dos fiscais está baseada na lei 921/82, art. 7° inciso 13° e 14° do código de postura onde diz ser proibido em todo perímetro urbano jogar entulhos provenientes de construção ou qualquer detrito sólido, assim como a lei 1.708/2003 art. 9° sobre a limpeza pública que diz ser proibido depositar em vias públicas qualquer resíduo que polua a via.
“Esse trabalho tem sido parte da rotina dos fiscais, e esperamos que com a fiscalização mais intensa, o comportamento natural de todos esteja de acordo com a lei e para o bem comum. Os moradores que se sentirem prejudicados por qualquer ação desse tipo, podem entrar em contato pelo telefone 3612 – 3571”, informou o secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública, Edvan Gonçalves.
Por Clarissa Moreira/ Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública