Na próxima sexta-feira, 23 de agosto, o espaço IF Sertão, em Petrolina, receberá o projeto CDU/Circular Caxangá, que leva música de matrizes brasileiras para circulação entre universidades de vários estados. O grupo, formado por professores, alunos e ex-alunos do departamento de música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), – através de sua música que dialoga com a cultura popular e com as novas tendências na música instrumental -, promove o diálogo entre profissionais, músicos e educadores do grande público, departamentos de música e centros universitários; que, no caso brasileiro, ainda apresenta forte referência de uma estética da chamada música erudita. O evento, concebido por Sérgio Godoy, é uma realização da SIM Produções Culturais e Artísticas e conta com o incentivo do Funcultura, através da Secretaria de Cultura do Estado e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
Intitulado de CDU/Circular (Caxangá), o projeto faz alusão ao letreiro de um coletivo que circula pelo entorno e pelo campus universitário. A proposta de um circuito universitário busca revelar, difundir e valorizar a cultura popular, levando ao conhecimento de estudantes e pesquisadores obras inéditas de compositores pernambucanos. Além de divulgar a cultura pernambucana, a iniciativa vai oportunizar a valorização do patrimônio cultural e o tornará cada vez mais acessível.
Para esta programação, o grupo Caxangá apresentará, inicialmente, um repertório com ênfase em linguagens e temas que discorrem sobre aspectos históricos e estilísticos, característicos de três matrizes regionais: o maracatu nação, o frevo e a ciranda. Apresenta, ainda, novas composições de música popular instrumental com a formação de um quinteto com saxofone/flauta, guitarra, piano, baixo e bateria.
Depois do sertão pernambucano, o quinteto segue para Curitiba, no Paraná, onde se apresenta nos dias 18 e 19 de setembro. Na região Sudeste, o grupo faz apresentações em Campinas (23/09), São Paulo, nos dias 24, 30 de setembro e 2 de outubro; depois segue para Minas Gerais, dia 29 de outubro e encerra no Recife (ainda com data a ser confirmada).
Carlos Laerte