Por Anna Monteiro / SEDUC
A cidade de Juazeiro está, mais uma vez, sendo presenteada com o projeto de cinema itinerante da empresa Buriti Filmes, que já trouxe para o município o “Cinema no Ar”, e agora apresenta o Cine “Tela Brasil” para os alunos das escolas públicas.
Quatro sessões diárias, dos filmes Rio e À Beira do Caminho, estão sendo exibidas desde ontem e prosseguem até essa sexta-feira (23), atendendo a um público de aproximadamente 2700 crianças e adolescentes.
A iniciativa chega ao município através de uma parceria da Prefeitura de Juazeiro – por meio das secretarias de Igualdade e Assistência Social (SEIASC), Educação e Esportes (SEDUC), e o setor de Cultura – com a empresa promotora, e tem como objetivo oferecer acesso à 7ª arte de forma gratuita.
De acordo com o titular da SEIASC, Cisley Bandeira, depois da iniciativa bem sucedida de levar cinema aos moradores dos residenciais “Minha Casa Minha Vida”, a Prefeitura logo demonstrou o interesse de trazer o Cine Tela Brasil, que é a primeira sala de cinema itinerante do país. “O primeiro projeto exibia os filmes à noite, em espaços abertos ao ar livre. Já o Tela Brasil traz uma sala de cinema fechada, com climatização, cadeiras e todos os requisitos necessários para a exibição de filmes durante o dia. Neste, as crianças realmente sentem a sensação de estar dentro do cinema”, explicou.
Com o lema “Se o público não vai ao cinema, o cinema vai até ele”, a produtora de audiovisual Buriti, oferece essa oportunidade àqueles que não tiveram chance de frequentar um cinema convencional. “Nas sessões do Cine Tela Brasil, grande parte do público nunca teve essa experiência. Trouxemos para Juazeiro uma das duas únicas salas desse tipo existentes no país. Essa semana uma está no interior de São Paulo e a outra aqui. O resultado tem sido bastante satisfatório e a ocupação de 100% em todas as sessões”, destacou o coordenador de campo, José Carlos da Silva.
Caic Gomes da Silva hoje deixou de fazer parte da estimativa de 60% de alunos de escolas públicas de Juazeiro que nunca foram ao cinema. O menino de nove anos estreou com o longa-metragem “Rio” e garantiu ter gostado bastante. “Foi muito bom, gostei muito do filme e espero ter mais chances como essa”, ressaltou. David Levy de Oliveira, estudante do 4º ano, apesar de já veterano nas salas de cinema, também gostou da novidade: “achei ótimo e todas as crianças deveriam ter oportunidades assim”.
Para a Coordenadora Pedagógica do Colégio Municipal Paulo VI, os ganhos de uma atividade extraescolar como essa são enormes. “Sem dúvida, iniciativas como essa auxiliam a aprendizagem, pois apresentam uma nova linguagem ao aluno. Bem como aproximam a criança dessa arte, tirando-as de outros vícios tecnológicos”, avaliou.
As últimas sessões do Tela Brasil acontecerão amanhã. Confira os horários:
8h – Rio
10 – À Beira do Caminho
13h30 – Rio
15h30 – À Beira do Caminho