A equipe da Estação Governo Presente em Petrolina prepara diversas ações a serem realizadas na comunidade Serrote do Urubu durante a semana. Na programação, a primeira atividade é o Comitê Intergovernamental que acontece quinta, 29, na Estação Governo Presente. Na sexta (30) e sábado (31), a equipe realiza o Fórum Social Territorial e a Ocupação de Social de Impacto na escola Alternância (Proteja), localizada na Estrada das Pedrinhas.
O Comitê Intergovernamental é um encontro com representantes dos órgãos públicos (municipal, estadual e federal) para discussões e pactuações de políticas publicas voltadas para os Territórios Especiais de Cidadania (TECs), que aqui em Petrolina além da comunidade do Serrote do Urubu tem os bairros João de Deus, São Gonçalo e José e Maria.
Já o Fórum Social Regional Territorial é uma reunião entre os participantes do Comitê a comunidade para ouvir e receber as demandas a serem implantadas na localidade. A Ocupação Social de Impacto é uma série de serviços que serão realizados na comunidade como emissão de carteira de Trabalho, RG, CPF, identidade, teste rápido para Hepatite C, classificação de habilitação, atendimento jurídico, psicossocial, entre outros.
Para realização das atividades, a equipe da Estação Governo Presente vem promovendo desde o mês de junho deste ano, uma agenda de reuniões com as diversas instituições, secretárias e órgãos municipal, estadual e federal visando pactuar serviços e programas a serem executados na comunidade.
A coordenadora do Governo Presente em Petrolina, Francis Teonília, ressalta que vários serviços são pactuados com órgãos governamentais e não governamentais visando o exercício da cidadania nas comunidades. “Fazemos um trabalho de mediação dessas instancias voltado para a comunidade. Nossa proposta está sempre vinculada às ações sociais nas áreas de vulnerabilidade”, explica Francis.
A comunidade Serrote do Urubu, considerada área rural, está distante de Petrolina cerca de 15 km. De acordo com a gestora da escola de Alternância (Proteja), Vivian Durando, este é um fator que dificulta a realização de muitos serviços e atividades para a localidade. “ A distancia pode ser um impedimento para muitas coisas, no entanto, os governos estadual e municipal, vem realizando várias ações importantes dentro da comunidade e no entorno dela”.