Depois de levar um grande público ao Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro – BA, no último sábado, a 8ª edição do Festival Raiz e Remix movimenta a Concha Acústica de Petrolina – PE nesta sexta-feira (30) e sábado (31). A proposta, que mescla cultura popular com a mais moderna música produzida no Brasil, inclui uma Feira Multicultural, oficinas gratuitas e shows com os grupos Baque Opará, Coletivo Não Identificado, Samba de Véio da Ilha do Massangano e as bandas Quatro por Dois, Cobaias e Academia da Berlinda, esta última, vinda de Olinda – PE e considerada uma das maiores revelações da música pernambucana na atualidade.
Realizada pela Associação Raízes e Instituto Redes Brincantes em parceria com o Sebrae Petrolina e apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina, a etapa pernambucana da 8ª edição do Raiz e Remix começa nesta sexta às 20h, com a Feira Multicultural e as apresentações do Baque Opará e do Coletivo Não Identificado. Em meio à movimentação da Feira e das apresentações, o público também poderá participar de quatro oficinas de artesanato que estarão sendo oferecidas gratuitamente pela Unidade de Negócios do Sebrae de Petrolina.
No sábado, também a partir das 20h, o público poderá conferir inicialmente a apresentação do Samba de Véio da Ilha do Massangano. Um grupo de cultura popular formado por pescadores, barqueiros, feirantes e agricultores, que há mais de 100 anos anima os moradores da Ilha, que fica entre Petrolina e Juazeiro. Depois, a Bicharada do Mestre Jaime faz um cortejo pela Concha, trazendo toda a animação e a irreverência deste bloco carnavalesco que anima todos os anos o Tríduo Momesco na cidade pernambucana de Salgueiro.
Passada a folia de Momo, a banda Cobaias pretende apresentar suas misturas, principalmente de punk e hardcore não deixando ninguém parado, na sequência a banda Quatro por Dois promete uma mistura de Indie Rock da Florida com uma forte influência regional dos beradeiros, trazendo um som novo para a região. E é neste clima animado e prometendo encerrar esta 8ª edição do Raiz e Remix com tudo que tem direito, a Academia da Berlinda apresenta o Baile Olindance. Um repertório baseado no segundo álbum da turma que manda ver nos ritmos latinos como a Cumbia e Bugallo, além dos ritmos do Norte e Nordeste do país, a exemplo da Guitarrada e a Ciranda. Um show dançante, energético e que promete formar muitos pares pelas calçadas da Concha Acústica. Tudo com entrada franca.
A 8ª edição do Raiz e Remix também conta com o apoio do Vale Ingresso, TV Grande Rio, Restaurante Flor de Mandacaru e Clas Comunicação & Marketing. Segundo o coordenador do evento, Chico Egídio a grande novidade do Raiz e Remix nesta edição foi a ampliação da programação para Juazeiro. “Ao unirmos Pernambuco e Bahia através das linguagens artísticas da música, cinema, fotografia e cultura popular, o Raiz e Remix amplifica seus objetivos, reverberando para todos os cantos deste país a riqueza e a diversidade cultural do Vale do São Francisco”, finalizou o coordenador.
Carlos Laerte