O Programa de Desenvolvimento Florestal Sustentável do Araripe terá recursos de R$ 6,4 milhões até 2014. O projeto tem como finalidade a preservação, a exploração sustentável e a revitalização do bioma Caatinga na região do Araripe, semiárido pernambucano. O Programa será executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com o governo estadual de Pernambuco – por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara/PE).
O foco principal do programa – implantado sob a responsabilidade do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), é subsidiar o planejamento territorial da região do Araripe por meio da reunião de dados e elaboração de um zoneamento agroecológico que permitirá caracterizar, identificar e espacializar áreas com potencialidades para preservação, conservação, recuperação e produção florestal na região.
A primeira etapa do zoneamento, a cartografia, já foi concluída. Agora será feito o levantamento pedológico, que consiste na avaliação das características do solo e que, aliado a outras informações, possibilitará a identificação das aptidões da região no que tange ao desenvolvimento de base florestal. “Essa primeira etapa, a cartografia, é importantíssima para o bom andamento do projeto, pois é a base para o levantamento pedológico e para a elaboração do zoneamento agroecológico na escala 1:10.000 da região do Araripe”, destaca o engenheiro cartógrafo da Codevasf, Kauem Simões.
Nas outras etapas serão elaborados projetos-piloto de recuperação de áreas degradadas, planos demonstrativos de manejo florestal e capacitações – estas últimas em áreas como produção de mudas, técnicas de manejo de florestas nativas e plantadas, técnicas de plantio de florestas nativas e/ou de rápido crescimento, fomento florestal, noções de prevenção e combate a incêndios florestais, recuperação e controle de processos erosivos, educação ambiental e comunicação social.
Nordeste Rural