Uma boa notícia para quem cursa ou pretende cursar Secretariado Executivo na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), que recebeu o selo de quatro estrelas pela publicação nacional da Editora Abril, o Guia do Estudante.
O curso de Secretariado Executivo existe na Instituição desde 1999, enviando para o mercado profissionais que são automaticamente absorvidos, tendo alta demanda na região. Adaptado e modernizado, sua matriz curricular foi mudada em 2011 para atender também as demandas locais que se aproximam mais de uma área de gestão.
“Trata-se da confirmação de que estamos no caminho certo para fortalecer o curso de Secretariado Executivo. Ressalto que em anos anteriores vínhamos recebendo este mesmo selo com três estrelas, e em função da reestruturação e modernização da matriz curricular, assim como um notável esforço do nosso corpo docente e discente para alcançar níveis de qualidade cada vez mais altos,estamos alcançando em 2013 as quatro estrelas”, celebra a coordenadora do curso, professora mestra Claudia Lourenço.
Um pouco de história
Datam dos tempos dos faraós no Egito Antigo, os primeiros registros da profissão de secretário, quando era exercida pelo sexo masculino, na figura dos escribas, intelectuais da época.
A função de secretário retorna mais notoriamente na Revolução Industrial e também depois das duas guerras mundiais, só que desta vez, por falta de mão-de-obra masculina, houve o surgimento da figura feminina, na Europa e nos Estados Unidos.
Já no Brasil, por volta da década de 50 surge a secretária. Nessa mesma época, houve a implantação de cursos voltados para a área como, por exemplo, datilografia e técnico em secretariado. Nas décadas de 60 e 70 houve a expansão da profissão, mas somente a partir dos anos 80 a categoria conseguiu, por meio de muita luta, a regulamentação da profissão, com a assinatura da lei nº 7.377, de 30/09/1985.
Com informações do portal da Universidade Metodista de São Paulo.
Jaquelyne Costa
ASCOM/FACAPE